432
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Simões Lopes Neto, Canguçu-RS, participantes da pesquisa,
para a obtenção de informações, a fim de realizar o diag-
nóstico da realidade escolar, a problematização da pesquisa
e conhecer o que pensam sobre a escola e como a perce-
bem no contexto da comunidade. A partir da análise des-
tes dados, organizar-se-á a segunda fase da pesquisa com
a elaboração e desenvolvimento de um plano de ação, ou
seja, continuação da pesquisa com os envolvidos, no senti-
do de refletir e discutir os princípios da Educação do Campo
e como a escola vem correspondendo as expectativas dos
alunos do campo. A coleta de dados da pesquisa envolve
questionário, o diário de campo e a análise documental(
Proposta Político Administrativa Pedagógica, Regimento Es-
colar, Regimento do Conselho Escolar, Livros de Registros
da Coordenação Pedagógica-Orientação e Supervisão, Atas
de Matrículas e Conclusão, entre outros). Envolve ainda, en-
contros com o grupo de participantes, que serão organiza-
dos e desenvolvidos inspirados nos ensinamentos de Paulo
Freire.
Os dados e as informações obtidas serão analisadas
através da técnica de análise de conteúdos, possibilitando a
reconstrução da problemática por meio da reflexão crítica a
cerca dos dados coletados.
ADENTRANDO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Para Caldart (2008) “a materialidade educativa de ori-
gem da Educação do Campo está nos processos formadores
dos sujeitos coletivos da produção e das lutas sociais do
campo (p. 79). Partindo do que nos diz a autora, entende-
mos que a Educação do Campo, é aquela que tem seus su-
jeitos como protagonistas, que gera consciência existencial,
social e política, logo sua ausência/inexistência contribui
para o atraso e a alienação. É através do conhecimento que
os trabalhadores tomam consciência do papel social e das
possibilidades de mudança a qual todo homem/mulher são
capazes de promover.