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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Simões Lopes Neto, Canguçu-RS, participantes da pesquisa,

para a obtenção de informações, a fim de realizar o diag-

nóstico da realidade escolar, a problematização da pesquisa

e conhecer o que pensam sobre a escola e como a perce-

bem no contexto da comunidade. A partir da análise des-

tes dados, organizar-se-á a segunda fase da pesquisa com

a elaboração e desenvolvimento de um plano de ação, ou

seja, continuação da pesquisa com os envolvidos, no senti-

do de refletir e discutir os princípios da Educação do Campo

e como a escola vem correspondendo as expectativas dos

alunos do campo. A coleta de dados da pesquisa envolve

questionário, o diário de campo e a análise documental(

Proposta Político Administrativa Pedagógica, Regimento Es-

colar, Regimento do Conselho Escolar, Livros de Registros

da Coordenação Pedagógica-Orientação e Supervisão, Atas

de Matrículas e Conclusão, entre outros). Envolve ainda, en-

contros com o grupo de participantes, que serão organiza-

dos e desenvolvidos inspirados nos ensinamentos de Paulo

Freire.

Os dados e as informações obtidas serão analisadas

através da técnica de análise de conteúdos, possibilitando a

reconstrução da problemática por meio da reflexão crítica a

cerca dos dados coletados.

ADENTRANDO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Para Caldart (2008) “a materialidade educativa de ori-

gem da Educação do Campo está nos processos formadores

dos sujeitos coletivos da produção e das lutas sociais do

campo (p. 79). Partindo do que nos diz a autora, entende-

mos que a Educação do Campo, é aquela que tem seus su-

jeitos como protagonistas, que gera consciência existencial,

social e política, logo sua ausência/inexistência contribui

para o atraso e a alienação. É através do conhecimento que

os trabalhadores tomam consciência do papel social e das

possibilidades de mudança a qual todo homem/mulher são

capazes de promover.