438
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
METODOLOGIA
A proposta do projeto teve início com a aplicação de
um questionário aos participantes da pesquisa para a ob-
tenção de informações, a fim de realizar o diagnóstico da
realidade escolar com relação a problematização da pesqui-
sa. A partir da análise destes dados, organizar-se-á a segun-
da fase da pesquisa com a elaboração e desenvolvimento de
um plano de ação, ou seja, continuação da pesquisa com
os envolvidos, no sentido de refletir e discutir os princípios
da Educação do Campo que fundamentam a proposta pe-
dagógica da escola. A coleta de dados da pesquisa envolve
questionário, o diário de campo e a análise documental. En-
volve ainda, encontros com os grupos de participantes, que
serão organizados e desenvolvidos inspirados nos Círculos
de Cultura criados por Paulo Freire nos anos 1960.
Os dados e as informações obtidas serão analisadas
através da técnica de análise de conteúdos, possibilitando
a reconstrução da problemática por meio da reflexão crítica
de textos já existentes (PPP da escola, teóricos da Educa-
ção do Campo), do material coletado durante a pesquisa (
questionário, diário de campo) e os registros dos encontros
(anotados em um caderno pelos participantes com as consi-
derações importantes).
CONCEPÇÕES E SABERES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Os movimentos sociais e trabalhadores do campo, no
caso o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra MST,lutam
e defendem uma educação do campo voltada às práticas,
às experiências e às necessidades advindas do seu proces-
so de produção e reprodução da vida. Para estes sujeitos
questionar os paradigmas, educacionais, sociais, políticos e
econômicos constitui-se em lastro necessário para edificar
uma nova sociedade.
Desta forma, o conceito de educação do campo vem
sendo construído nos movimentos que lutam pela terra de
trabalho, organizados na Via Campesina-Brasil. Campo, para