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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

METODOLOGIA

A proposta do projeto teve início com a aplicação de

um questionário aos participantes da pesquisa para a ob-

tenção de informações, a fim de realizar o diagnóstico da

realidade escolar com relação a problematização da pesqui-

sa. A partir da análise destes dados, organizar-se-á a segun-

da fase da pesquisa com a elaboração e desenvolvimento de

um plano de ação, ou seja, continuação da pesquisa com

os envolvidos, no sentido de refletir e discutir os princípios

da Educação do Campo que fundamentam a proposta pe-

dagógica da escola. A coleta de dados da pesquisa envolve

questionário, o diário de campo e a análise documental. En-

volve ainda, encontros com os grupos de participantes, que

serão organizados e desenvolvidos inspirados nos Círculos

de Cultura criados por Paulo Freire nos anos 1960.

Os dados e as informações obtidas serão analisadas

através da técnica de análise de conteúdos, possibilitando

a reconstrução da problemática por meio da reflexão crítica

de textos já existentes (PPP da escola, teóricos da Educa-

ção do Campo), do material coletado durante a pesquisa (

questionário, diário de campo) e os registros dos encontros

(anotados em um caderno pelos participantes com as consi-

derações importantes).

CONCEPÇÕES E SABERES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Os movimentos sociais e trabalhadores do campo, no

caso o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra MST,lutam

e defendem uma educação do campo voltada às práticas,

às experiências e às necessidades advindas do seu proces-

so de produção e reprodução da vida. Para estes sujeitos

questionar os paradigmas, educacionais, sociais, políticos e

econômicos constitui-se em lastro necessário para edificar

uma nova sociedade.

Desta forma, o conceito de educação do campo vem

sendo construído nos movimentos que lutam pela terra de

trabalho, organizados na Via Campesina-Brasil. Campo, para