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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

Desta forma, o pensamento de Freire, enraizado na

profunda indignação dos educadores, frente aos processos

desumanizadores vividos pelos camponeses, encontra-se

com o sonho de libertação dos sem-terra, organizados no

movimento e alicerçados na Pedagogia Libertadora propos-

ta por Freire.

RESULTADOS ESPERADOS

No decorrer dos encontros que serão realizados usan-

do a dinâmica dos Círculos de Cultura espera-se que os su-

jeitos da escola campo de pesquisa ação, Silvina Gonçalves

,

construam concepções claras a respeito da Escola do Campo

e suas especificidades visando o fortalecimento de sua iden-

tidade e que busque afirmá-la num processo de construção

do Projeto Educacional Interdisciplinar com a inclusão de

conteúdos curriculares fundamentados nos princípios da

Educação do Campo.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação.

Lei nº 9.394, de 20 de de-

zembro de 1966

, Estabelece as Diretrizes e Bases da

Educação Nacional, Brasília, Diário Oficial da União,

20-12-1966.

CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: tra-

ços de uma identidade em construção. In: ARROYO M.

CALDART, R.; MOLINA. M. (orgs).

Por uma Educação

do Campo

. Petrópolis: Ed. Vozes, p. 147-176, 2004.

FREIRE, Paulo.

Educação como prática da Liberdade

. 24.

ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

II CONFERÊNCIA NACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO DO

CAMPO. Declaração Final.

Por uma política pública

de educação do campo

, Luziânia, GO, 2 a 6 de agosto

de 2004 (Digital).