XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
Desta forma, o pensamento de Freire, enraizado na
profunda indignação dos educadores, frente aos processos
desumanizadores vividos pelos camponeses, encontra-se
com o sonho de libertação dos sem-terra, organizados no
movimento e alicerçados na Pedagogia Libertadora propos-
ta por Freire.
RESULTADOS ESPERADOS
No decorrer dos encontros que serão realizados usan-
do a dinâmica dos Círculos de Cultura espera-se que os su-
jeitos da escola campo de pesquisa ação, Silvina Gonçalves
,
construam concepções claras a respeito da Escola do Campo
e suas especificidades visando o fortalecimento de sua iden-
tidade e que busque afirmá-la num processo de construção
do Projeto Educacional Interdisciplinar com a inclusão de
conteúdos curriculares fundamentados nos princípios da
Educação do Campo.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação.
Lei nº 9.394, de 20 de de-
zembro de 1966
, Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, Brasília, Diário Oficial da União,
20-12-1966.
CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: tra-
ços de uma identidade em construção. In: ARROYO M.
CALDART, R.; MOLINA. M. (orgs).
Por uma Educação
do Campo
. Petrópolis: Ed. Vozes, p. 147-176, 2004.
FREIRE, Paulo.
Educação como prática da Liberdade
. 24.
ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
II CONFERÊNCIA NACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO DO
CAMPO. Declaração Final.
Por uma política pública
de educação do campo
, Luziânia, GO, 2 a 6 de agosto
de 2004 (Digital).