XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
esses movimentos, tem uma conotação política de continui-
dade das lutas camponesas internacionais, explicitado nas
Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas
do Campo, segundo as quais:
A educação do campo, que tem sido tratada como
educação rural na legislação brasileira, tem um sig-
nificado que incorpora os espaços da floresta, da
pecuária, das minas e da agricultura, mas os ul-
trapassa ao acolher em si os espaços pesqueiros,
caiçaras, ribeirinhos e extrativistas. O campo, nesse
sentido, mais do que um perímetro não urbano, é
um campo de possibilidades que dinamizam a li-
gação dos seres humanos com a própria produção
das condições da existência social e com as realiza-
ções da sociedade humana (In: ARROYO, CALDART,
MOLINA, 2004, p. 176).
Nesta perspectiva, a educação do campo é uma forma
de reconhecimento dos direitos dos sujeitos que vivem no
campo incluindo o trabalho camponês, abrangendo as lutas
sociais e culturais dos grupos, contemplando a relação entre
os seres humanos e a natureza, respeitando as diversidades
dos povos.
As Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas
Escolas do Campo podem ser situados como um importan-
te movimento de afirmação da educação do campo. Estas
Diretrizes trazem em seu bojo a pretensão de caminhar na
direção da universalização da educação básica e da educa-
ção profissional com qualidade para todos os trabalhado-
res do campo, pois em seu texto considera e reconhece a
importância desta educação para o desenvolvimento social,
“economicamente justo e ecologicamente sustentável”
Na dimensão dessas Diretrizes Operacionais, o mo-
vimento denominado inicialmente de “Por Uma Educação
Básica do Campo” e sendo alterado a partir dos debates rea-
lizados na II Conferência Nacional de Educação do Campo,
em 2002, para “Por Uma Educação do Campo”, são conquis-
tas relevantes para os movimentos camponeses na luta por
políticas públicas, considerando que introduziu a educação