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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
do que o contexto da cultura local, os saberes e as práticas
educativas de uma escola situada no meio rural, necessitam
ter como projeto político pedagógico uma ação formativa
dentro de suas características próprias.
Palavras-chave:
Educação no Campo; Pedagogia da Alter-
nância; Pedagogia do Oprimido.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho realizou-se tendo como temática
a Educação no Campo, onde foi analisada a especificidade
da educação no espaço rural da Granja do Salso, situada no
4° Distrito de Santa Vitória do Palmar, no sentido de com-
preender o quanto esta pode ser diferenciada em seus pro-
cessos metodológicos, tendo por lócus a Escola Municipal
de Ensino Fundamental Brasilino Patella.
A pesquisa abrangeu as temáticas dos saberes docen-
tes e experiência de profissão de professores e comunidade
escolar, trazendo a realidade da educação, problematizando
o contexto e suas especificidades. Carmo &Rangel (2011)
destacam que:
A educação rural, em seus aspectos pedagógicos,
disciplinares e didáticos, tem sido concebida com
base na ideia de que todos os alunos são iguais,
independente das especificidades do meio em que
vivem. Sendo assim, fica evidente que tanto o ca-
lendário quanto o currículo da maioria das escolas
têm sido orientados pelas necessidades urbanas,
impondo aos alunos do meio rural uma cultura des-
vinculada de seu contexto. (p.3)
É possível refletir sobre a necessidade de atender as
necessidades das comunidades do campo, considerando os
seus moradores como sujeitos históricos e sociais, constru-
tores de sua identidade, considerando que “
cada homem
está situado no espaço e no tempo, no sentido em que vive
numa época precisa, o homem é um ser de raízes temporais”
(Freire, 1980, p.34). Esta condição será problematizada no