XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
443
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CULTURA,
SABERES E ESCOLARIZAÇÃO NO CONTEXTO
RURAL DA GRANJA DO SALSO
Ariane Barrios Rodrigues
1
Eneusa Mariza Pinto Xavier
2
RESUMO
: O presente trabalho foi desenvolvido tendo como
tema a Educação no Campo problematizando a realidade
da Escola Municipal de Ensino Fundamental Brasilino Pa-
tella, situada na Granja do Salso, interior do município de
Santa Vitória do Palmar. A pesquisa traz análises e reflexões
contextuais sobre o processo educativo aplicado no espaço,
problematizando e trazendo a hipótese de implantação da
Educação de Campo, Pedagogia do Oprimido e Pedagogia
da Alternância na escola deu espaço como uma possibilida-
de para a realidade do contexto local. O processo da pes-
quisa teve por base os princípios da pesquisa qualitativa,
os instrumentos de pesquisa utilizados foram a observação,
descrição do contexto local, pesquisa bibliográfica sobre a
temática e concepções da comunidade escolar. A investiga-
ção teve base o entorno da Granja do Salso. Analisando os
dados obtidos, observando o contexto local, a identidade
e realidade dos sujeitos envolvidos no meio pesquisado e
repensando a proposta educativa, surgiram entendimentos
e argumentos críticos para problematizar o modelo de edu-
cação atual aplicado ao espaço geográfico em questão. A
fundamentação conceitual da Educação do Campo e o pen-
samento de Paulo Freire, permitiu questionar e sugerir re-
formas e aperfeiçoamento do processo educativo aplicado,
propondo a possibilidade de Educação de Campo, Pedago-
gia do Oprimido e Pedagogia da Alternância. Consideran-
1
Professora da rede pública municipal de Santa Vitória do Palmar. Mestran-
da em educação do PPGEdu da Unipampa. E-mail: ariane_barrios@hotmail.
com.
2
Professora da rede pública municipal de Santa Vitória do Palmar. Mestran-
da em educação do PPGEdu da Furg. E-mail:
eneusaxavier@gmail.com.