XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
na formação dos sujeitos que ali vivem. Observamos que
os estudos da Pedagogia da Alternância trariam relevantes
vantagens para a comunidade, Grabowski & Pacheco (2012),
destacam que:
[...] A prática educativa da Alternância vai do con-
creto ao abstrato, prioriza a experiência do aluno,
valoriza os conhecimentos existentes no meio. A
formação é desenvolvida a partir da realidade es-
pecífica de cada jovem, valorizando a troca de
experiências com os colegas, famílias, monitores
e outros atores envolvidos. Formam-se jovens es-
clarecidos, que tenham condições de defender seus
próprios interesses, e busquem superar a explora-
ção do homem pelo próprio homem. (p. 1-2)
De acordo com o autor, notamos a importância da
escola organizar seu calendário de uma forma que fossem
previstas atividades em tempos ‘fora da escola’ para estes
alunos, sem prejudicar o desenvolvimento dos conteúdos e
valorizando sua realidade local. Para que isso aconteça com
qualidade, os professores e comunidade escolar necessita-
riam estar capacitados e orientados para trabalhar dentro
dessa concepção.
Portanto A Pedagogia da Alternância articulada com
os conceitos de Educação de Campo e Pedagogia do Opri-
mido apontam
para uma ação educativa adequada ao meio
da Granja do Salso,
estimulando reflexões e
valorizando as
características e identidade, relacionando os saberes da co-
munidade local em tempos e espaços diferentes.
Nesta perspectiva, nota-se ser indispensável vivenciar
uma prática de ensino alicerçada nos contextos locais, que
o conteúdo formativo dê condições para significar a vida e
que os conhecimentos adquiridos na escola possibilitem a
argumentação e pensamento crítico, conforme Freire (1980),
não existe nenhuma prática neutra. Sobre este aspecto, Gra-
zziotin & Souza (2014, apud, Gracindo, 2006) destacam que:
O meio rural é entendido como espaço/lugar em
que as práticas e as culturas se materializam e de-