XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
451
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
po, nem mesmo nas regiões em que grande parte
dos futuros professores seguramente irá trabalhar
neste contexto, ou se o fazem, é no sentido de re-
produzir preconceitos e abordagens pejorativas; e
que, por extensão, praticamente inexistem mate-
riais didáticos e pedagógicos que subsidiem prá-
ticas educativas vinculadas às questões específicas
da realidade do campo. (p. 37)
Ainda salientamos a questão da moradia que é ofe-
recida, porem nem todos os discentes são informados que
trata-se de uma única casa onde todos precisam conviver.
Analisando os dados das observações, fotos e entre-
vistas e percebendo que a comunidade entende que é ne-
cessário buscar novas possibilidades para educação, pensa-
mos que a Educação de Campo, Pedagogia da alternância e
Pedagogia do Oprimido seriam adequadas para a comuni-
dade do caso estudado e seus princípios educativos e me-
todológicos poderiam potencializar e articular a diversidade
cultural da comunidade.
Percebe-se que a maioria dos sujeitos envolvidos nas
Escolas Rurais desenvolvem a concepção de que são inferio-
rizados por estarem atuando no interior do município e que
as escolas urbanas possuem uma qualidade superior. Sobre
este aspecto Caldart & Cerioli & Fernandes (2004), destacam
que:
[...] O camponês brasileiro foi estereotipado pela
ideologia dominante como fraco e atrasado, como
Jeca Tatu. [...]
Precisamos romper com esta visão
unilateral dicotômica (moderno-atrasado) que gera
dominação, e afirmar o caráter mútuo da depen-
dência: um (rural ou urbano; campo ou cidade) não
sobrevive sem o outro. (p. 31-32)
Assim uma das alternativas para mudar este ponto de
vista seria justamente repensar a Educação e o ‘Rural’ a par-
tir das características da comunidade, valorizando seus con-
textos e reconhecendo a realidade como objeto do currícu-
lo diferenciado
,
com projetos
que sejam desenvolvidos de
acordo com a realidade da comunidade escolar e divulgado