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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

po, nem mesmo nas regiões em que grande parte

dos futuros professores seguramente irá trabalhar

neste contexto, ou se o fazem, é no sentido de re-

produzir preconceitos e abordagens pejorativas; e

que, por extensão, praticamente inexistem mate-

riais didáticos e pedagógicos que subsidiem prá-

ticas educativas vinculadas às questões específicas

da realidade do campo. (p. 37)

Ainda salientamos a questão da moradia que é ofe-

recida, porem nem todos os discentes são informados que

trata-se de uma única casa onde todos precisam conviver.

Analisando os dados das observações, fotos e entre-

vistas e percebendo que a comunidade entende que é ne-

cessário buscar novas possibilidades para educação, pensa-

mos que a Educação de Campo, Pedagogia da alternância e

Pedagogia do Oprimido seriam adequadas para a comuni-

dade do caso estudado e seus princípios educativos e me-

todológicos poderiam potencializar e articular a diversidade

cultural da comunidade.

Percebe-se que a maioria dos sujeitos envolvidos nas

Escolas Rurais desenvolvem a concepção de que são inferio-

rizados por estarem atuando no interior do município e que

as escolas urbanas possuem uma qualidade superior. Sobre

este aspecto Caldart & Cerioli & Fernandes (2004), destacam

que:

[...] O camponês brasileiro foi estereotipado pela

ideologia dominante como fraco e atrasado, como

Jeca Tatu. [...]

Precisamos romper com esta visão

unilateral dicotômica (moderno-atrasado) que gera

dominação, e afirmar o caráter mútuo da depen-

dência: um (rural ou urbano; campo ou cidade) não

sobrevive sem o outro. (p. 31-32)

Assim uma das alternativas para mudar este ponto de

vista seria justamente repensar a Educação e o ‘Rural’ a par-

tir das características da comunidade, valorizando seus con-

textos e reconhecendo a realidade como objeto do currícu-

lo diferenciado

,

com projetos

que sejam desenvolvidos de

acordo com a realidade da comunidade escolar e divulgado