452
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
em todas as escolas do município, destacando a importân-
cia do meio rural. Freire (1980) destaca:
(...) que o acercamento às massas populares se faça,
não para levar-lhes uma mensagem “salvadora”, em
forma de conteúdo a ser depositado, mas, para, em
diálogo com elas, conhecer não só a objetividade em
que estão, mas a consciência que tenham desta ob-
jetividade; os vários níveis de percepção de si mes-
mos e do mundo em que e com que estão (p. 86).
Portanto, o trabalho desenvolvido na escola valorizando
a cultura própria e sua realidade, contribuiu para preservação
da identidade, trazendo reflexões e reconhecimento do espaço
rural. De acordo com Bernardi, Pelinson e Santin (2014)
.
[...] Podemos inferir que a escola e os processos
educativos não devem ser construídos para os
campesinos, mas por eles e com eles; pensar uma
Educação do Campo significa ouvir e entender a
cultura, a dinâmica social e educativa dos diferen-
tes grupos que formam o povo do campo (p. 124).
Portanto a implantação da Educação de Campo na co-
munidade beneficiaria, articulando a cultura própria, dificul-
dades e superações dos sujeitos envolvidos no meio rural,
ou seja, “escolas com um projeto político pedagógico vincu-
lado às causas, aos desafios, aos sonhos, à história e à cultu-
ra do povo trabalhador do campo” (CALDART & CERIOLI &
FERNANDES, 2004. P.27). O estudo da Pedagogia do oprimi-
do, contribui para o diálogo e a politização da comunidade,
transformando a escola em um local de problematizações,
reflexões, no sentido de superação das dificuldades.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estudo realizado levou às pesquisadoras, reflexões
e problematizações das condições da educação na Granja
do Salso, identificando uma educação escolar fortemente
orientada para uma pedagogia urbana, para um currículo
pré-definido, para um calendário inadequado ao tempo da
comunidade, com atividades e projetos que não associam