XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
453
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
conhecimento sistematizado à realidade local. Práticas essas
que por fim, consideram todos os indivíduos iguais inde-
pendente de seu meio e suas especificidades.
Através da Educação de Campo associada com a me-
todologia da Pedagogia da Alternância e Pedagogia do Opri-
mido é observada uma possibilidade de avanço gestionário
e metodológico, pois se referencia em uma visão cultural da
comunidade envolvida e apresenta possibilidades de pro-
mover ações educativas de acordo com a necessidade que
é diagnosticada. Também estabelece articulação com as fa-
mílias e problematiza a realidade do campo, tornando essas
questões, objeto do currículo escolar.
A partir da observação, foi percebido que os alunos e
a comunidade têm a escola como referência, a mesma es-
tabelece um vínculo forte com a comunidade, se constituí
como um espaço aglutinador da vida comunitária. Os es-
tudos realizados levam a compreensão de que é necessária
uma pedagogia adequada com esta realidade, que associe
as dificuldades, buscando novas possibilidades. Observa-se
que muitas pessoas usam certos estereótipos, consideran-
do os moradores do interior como atrasados, ignorantes e
pobres, desvalorizando o meio rural. Mudar esta concepção
também é uma tarefa da escola, porém somente será alcan-
çada desenvolvendo uma pedagogia que valorize a identi-
dade local, com profissionais comprometidos e que tenham
pleno conhecimento da comunidade onde atuam.
Torna-se assim indispensável o investimento em for-
mação e educação continuada para qualificar educadores
específicos para o espaço em questão, proporcionando as-
sim um ensino articulado e com qualidade onde a cultu-
ra da comunidade seja valorizada e associada nas práticas
pedagógicas. Analisando as características deste espaço
geográfico, é destacada a necessidade de que a escola que
atende esta localidade tenha características diferenciadas,
associando em seu Projeto Político Pedagógico a realidade
de sua comunidade, argumentando sobre a possibilidade de
trabalhar com uma pedagogia diferenciada, específica para