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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

conhecimento sistematizado à realidade local. Práticas essas

que por fim, consideram todos os indivíduos iguais inde-

pendente de seu meio e suas especificidades.

Através da Educação de Campo associada com a me-

todologia da Pedagogia da Alternância e Pedagogia do Opri-

mido é observada uma possibilidade de avanço gestionário

e metodológico, pois se referencia em uma visão cultural da

comunidade envolvida e apresenta possibilidades de pro-

mover ações educativas de acordo com a necessidade que

é diagnosticada. Também estabelece articulação com as fa-

mílias e problematiza a realidade do campo, tornando essas

questões, objeto do currículo escolar.

A partir da observação, foi percebido que os alunos e

a comunidade têm a escola como referência, a mesma es-

tabelece um vínculo forte com a comunidade, se constituí

como um espaço aglutinador da vida comunitária. Os es-

tudos realizados levam a compreensão de que é necessária

uma pedagogia adequada com esta realidade, que associe

as dificuldades, buscando novas possibilidades. Observa-se

que muitas pessoas usam certos estereótipos, consideran-

do os moradores do interior como atrasados, ignorantes e

pobres, desvalorizando o meio rural. Mudar esta concepção

também é uma tarefa da escola, porém somente será alcan-

çada desenvolvendo uma pedagogia que valorize a identi-

dade local, com profissionais comprometidos e que tenham

pleno conhecimento da comunidade onde atuam.

Torna-se assim indispensável o investimento em for-

mação e educação continuada para qualificar educadores

específicos para o espaço em questão, proporcionando as-

sim um ensino articulado e com qualidade onde a cultu-

ra da comunidade seja valorizada e associada nas práticas

pedagógicas. Analisando as características deste espaço

geográfico, é destacada a necessidade de que a escola que

atende esta localidade tenha características diferenciadas,

associando em seu Projeto Político Pedagógico a realidade

de sua comunidade, argumentando sobre a possibilidade de

trabalhar com uma pedagogia diferenciada, específica para