XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
A educação do campo, por sua vez, segundo Caldart
(2012, p. 257) “
nomeia um fenômeno da realidade brasileira
atual,
protagonizado pelos trabalhadores do campo e suas
organizações, que visa incidir sobre a política de educação
desde os interesses sociais das comunidades camponesas”.
Ainda no dizer da autora e intelectual orgânica do MST, o
objetivo desta Educação remetendo também aos seus sujei-
tos, incide no trabalho, na cultura, no conhecimento e lutas
sociais, no embate de classes que implica em lógicas e pro-
jetos de campo/agricultura, sociedade, educação, política
pública e formação humana.
Conforme podemos verificar os conceitos já apresen-
tam o encontro das concepções no que tange a apontar
para outro projeto societário e, para darmos prosseguimen-
to, é importante apresentar a metodologia utilizada. Confor-
me já descrito, a pesquisa segue uma abordagem qualitativa
e é de cunho bibliográfico, com o seguinte procedimento
utilizado: a busca se deu em materiais disponibilizados na
internet tendo como base, o
e
Google acadêmico
e a
base de dados de Teses e Dissertações da Capes. No
a procura se deu utilizando as palavras “Educação do campo
(Paulo)/ Freire”; no
google acadêmico
a mesma procura por
textos se deu tendo por base “Educação popular educação
do campo” e ambas as formas de procura se deram no ban-
co de teses e dissertações da Capes. Nesta, buscamos ainda
por “Educação popular do campo”.
O que aparece com bastante intensidade nas referidas
buscas são livros e textos somente de educação popular –
no contexto escolar, da saúde, educação ambiental – de for-
ma mais recorrente assim como, somente textos que tratam
da temática da educação do campo, ou mesmo educação
popular do/no campo. Neste caso reforça a ideia do enten-
dimento de que a EdoC é integrante ou integrada pela E.P.
Partindo deste pressuposto, pode-se perguntar: Teria senti-
do, então, tratar do que se propõe este texto? Sim. Consi-
deramos necessário apresentar os pontos de confluência de
forma explícita evidenciando que não se trata, simplesmen-