460
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
te, de uma mistura, algo que já é explicitado no
Dicionário
da educação do campo
com dois verbetes separados
5
.
Sobre as buscas realizadas o que verificamos foi o
seguinte: no
, a princípio, nas dez tentativas (busca
progressiva, analisando os títulos dos artigos em língua por-
tuguesa) olhando todos os títulos apresentados, sendo cer-
ca de cem, deu para identificar nove textos com títulos ou
resumos com as palavras “Educação do campo e educação
popular” numa mesma frase, indicando que o texto faz essa
interlocução; um texto trazia “Freire e a educação popular
do campo” no
google acadêmico
aparecem bem mais tex-
tos com as temáticas separadas: ou educação do campo,
ou educação popular. Vale ressaltar que nessas buscas deu
para visualisar um Congresso Internacional ocorrido na Uni-
versidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 2017, tratando
da temática Educação popular e educação do campo, assim
como um seminário temático realizado em 2015 no PPGE-
du da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),
mas este com duração somente de quatro horas, inserido
em uma disciplina.
Com relação ao banco de teses e dissertações seria
necessário baixar um grande número de trabalhos esco-
lhendo um período para análise, mas devido ao caráter do
texto, verificamos somente os títulos, visto que não se trata
de uma pesquisa (de fôlego) quantitativa. Nos títulos obser-
vados, outra vez sublinhamos que aparecem separadamente
trabalhos que tratam ou da educação popular ou educação
do campo/rural ou educação popular do/no campo com
maior intensidade. Um dos textos analisados nos ajudou so-
bremaneira com relação à problemática, trata-se do artigo
da autora Márcia Eliana Ziech (2017), que abordou em sua
dissertação de mestrado no PPG da Unijuí(RS) “A educação
do campo na perspectiva da educação popular” e assim, em
sua busca, mapeou 113 produções e, dessas, apenas treze
faziam diretamente a relação entre educação do campo com
5
O verbete EdoC é trabalhado por Roseli Salete Caldart e o que trata de
Educação Popular, por Conceição Paludo.