XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO
POPULAR: INTERCRUZAMENTOS
Isaura Isabel Conte
1
Catiane Cinelli
2
RESUMO:
Este texto é oriundo de estudos bibliográficos e
discute o intercruzamento existente entre a Educação do
Campo e a Educação Popular, mostrando alguns aspectos
de seus percursos. Pode-se afirmar que a intencionalida-
de da EdoC é seguir os princípios da E.P. devido a opção
de classe, motivo pelo qual, se deu o seu surgimento. Nem
tudo, entretanto, nessa modalidade de educação, pode ser
considerado educação popular e, talvez um dos maiores de-
safios dessa confluência se dá quando a Educação do Cam-
po passa a ser considerada política pública, ocupando espa-
ços em Universidades. Outro aspecto importante abordado
pelo texto é que muitos estudiosos tratam a EdoC e a E.P.
como se fossem sinônimos, quando não são.
Palavras-chave:
educação do campo. Educação popular.
Educação popular do campo.
A temática da Educação do Campo (EdoC) está imbri-
cada à Educação Popular (E.P.) por uma razão óbvia: ambas
surgem do bojo de luta popular em que o povo clama por
algo que lhe falta. A educação popular tem como referência
a década de 1960, tendo como expoente Paulo Freire e seus
fazeres político-educacionais no enfrentamento ao regime
ditatorial, embora as iniciativas tenham surgido antes do
golpe militar de 1964. A educação do campo tem seu marco
em 1998, com a realização da I Conferência Nacional Por
1
Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia,
campus de Ji-Paraná/RO.
isaura.conte@unir.br2
Professora no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, no DEPEC,
Campus
Rolim de Moura, Universidade Federal de Rondônia.
catiane@unir. br