XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
a educação popular, o que demonstra que há é preciso mais
estudos desse tema.
Feita a escolha dos textos a partir do que apresen-
tavam no título ou nos resumos, conforme anteriormen-
te mencionado, por tratarem do tema EdoC e E.P. /Freire,
buscando as convergências, os apresentaremos resumida-
mente em forma de tabela, com os seus respectivos auto-
res e autoras.
Tabela 1
Autor/a
Educação do
Campo
Educação Popular Ambas convergem
em
Luiz Gomes da Silva
Filho.
Dissertação:
“Educação do cam-
po e Paulo Freire na
atualidade: um olhar
sobre o currículo de
pedagogia da ter-
ra da UFRN. UFPB,
2015.
Eleva os saberes e os
seus sujeitos;
Ligada a realidade
que a produziu;
Reinventa a sua pe-
dagogia;
É uma pedagogia
dos demitidos da
terra;
Se faz na luta por di-
reitos negados.
Denúncia da educa-
ção bancária nega-
dora dos sujeitos;
Relação entre educa-
dor-educando-mun-
do;
Saber da experiência
feito exige novo cur-
rículo;
A pedagogia deve
ser reinventada e ja-
mais transplantada.
O Movimento Por
Uma Educação do
Campo e a Pedago-
gia de Paulo Freire
constroem educação
alternativa;
EdoC bebe da heran-
ça da pedagogia de
Paulo Freire;
EdoC e E.P. são feitas
no tensionamento
ao atual modelo so-
cietário;
Há indissociabilida-
de;
São meios de resis-
tência ao capitalis-
mo; formam sujeitos
em toda a sua ple-
nitude e recusam o
determinismo.
Raimundo
Sidnei
dos Santos Campos.
Artigo:
“Educação
popular e educação
do campo na articu-
lação de concepções
e práticas emancipa-
tórias”
III Conedu/2016
Rediscute educação
e modelo de socie-
dade;
Faz-se no agir cole-
tivo;
Faz valer direitos;
luta por qualidade
de vida das pessoas;
Visa a um projeto de
sociedade e de de-
senvolvimento; bus-
ca a emancipação e
articula um projeto
popular
Leitura da realidade
para engajamento e
ação política;
Forjada na concre-
tude;
Parte do interesse de
quem aprende no
diálogo problemati-
zador;
Educação como ação
política e por isso
comprometida com
um projeto de trans-
formação
Se relacionam dia-
leticamente e são
propostas emancipa-
tórias rumo a trans-
formação;
São práticas liber-
tadoras e dialógicas
com valorização dos
saberes e práticas;
Há interação com
outros sujeitos (fora
da escola);
Almejam democra-
cia, justiça social;
A partir de Freire se
teve uma nova forma
de educação no/do
campo