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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Autor/a
Educação do
Campo
Educação Popular Ambas convergem
em
Marcelo de Faria
Corrêa Andreatta
Dissertação
“Instituto de Educa-
ção Josué de Cas-
tro – Paulo Freire e
a escola diferente”.
20053.
Alunos/as sujeitos
que participam ativa-
mente das instâncias
de gestão da própria
escola;
Afirmação de uma
identidade própria
que precisa ser res-
peitada;
Incentivo à pesqui-
sa e conhecimentos
significativos;
Vivência da coletivi-
dade em contrapon-
to ao individualismo
“ a gente constrói”
(p. 50).
Dialogicidade no fa-
zer pedagógico
Desfazimento da es-
cola e modo de ensi-
no tradicional
Espaço para mística,
para a solidarieda-
de;
Sem Terra como
sujeitos de sua his-
tória;
As razões de ser dos
fatos de Freire e or-
gulho de ser Sem
Terra;
Nos embates trava-
dos pelo MST não há
determinismo;
O futuro são as pes-
soas que fazem;
Vivência prática da
democracia e da
práxis por meio da
ação-reflexão (tem-
po reflexão escrita na
escola)
Maria Antônia de
Souza
Artigo4
“Educação do cam-
po: políticas, práti-
cas pedagógicas e
produção científica”.
2008.
A pedagogia do MST
usa como base Paulo
Freire, mas não é o
único, tampouco há
consenso;
A EdoC tem conquis-
tado um lugar nas
políticas
públicas,
fruto de lutas;
Conflitos e contradi-
ções na relação com
o Estado;
Temas que envolvem
o cotidiano com des-
taque à educação
ambiental;
Educação e produ-
ção de cultura;
A academia começa
a olhar para as prá-
ticas dos movimen-
tos;
Formação humana
e desenvolvimento
sustentável;
Movimento
social
como espaço (sujei-
to) educativo;
Condição de ex-
clusão dá origem a
outra educação – de
novo tipo/EdoC;
Educação além da
escola;
Formação continua-
da;
Rompimento com
o estabelecido e re-
criação a partir de
experiências
Os movimentos so-
ciais
demandam
políticas públicas do
Estado;
Conquistas de cur-
sos de nível superior
dos Movimentos (em
especial MST) aden-
tram universidades
públicas;
Confronto da escola
estatal burguesa ver-
sus escola democrá-
tica popular;
Da negação aos mar-
cos legais conquis-
tados;
Denúncias e anún-
cios;
A partir dos estudos realizados podemos verificar al-
guns dos principais entrecruzamentos entre a Educação do
Campo e a Educação Popular, mantendo suas especificida-
des. Inicialmente podemos destacar o Agir/ação coletiva
como aquilo ou aquela que parte de um grande número
de pessoas a partir de suas necessidades – são lutas por
moradia, por terra, trabalho, melhores condições de vida.