Table of Contents Table of Contents
Previous Page  464 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 464 / 2428 Next Page
Page Background

464

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Autor/a

Educação do

Campo

Educação Popular Ambas convergem

em

Marcelo de Faria

Corrêa Andreatta

Dissertação

“Instituto de Educa-

ção Josué de Cas-

tro – Paulo Freire e

a escola diferente”.

20053.

Alunos/as sujeitos

que participam ativa-

mente das instâncias

de gestão da própria

escola;

Afirmação de uma

identidade própria

que precisa ser res-

peitada;

Incentivo à pesqui-

sa e conhecimentos

significativos;

Vivência da coletivi-

dade em contrapon-

to ao individualismo

“ a gente constrói”

(p. 50).

Dialogicidade no fa-

zer pedagógico

Desfazimento da es-

cola e modo de ensi-

no tradicional

Espaço para mística,

para a solidarieda-

de;

Sem Terra como

sujeitos de sua his-

tória;

As razões de ser dos

fatos de Freire e or-

gulho de ser Sem

Terra;

Nos embates trava-

dos pelo MST não há

determinismo;

O futuro são as pes-

soas que fazem;

Vivência prática da

democracia e da

práxis por meio da

ação-reflexão (tem-

po reflexão escrita na

escola)

Maria Antônia de

Souza

Artigo4

“Educação do cam-

po: políticas, práti-

cas pedagógicas e

produção científica”.

2008.

A pedagogia do MST

usa como base Paulo

Freire, mas não é o

único, tampouco há

consenso;

A EdoC tem conquis-

tado um lugar nas

políticas

públicas,

fruto de lutas;

Conflitos e contradi-

ções na relação com

o Estado;

Temas que envolvem

o cotidiano com des-

taque à educação

ambiental;

Educação e produ-

ção de cultura;

A academia começa

a olhar para as prá-

ticas dos movimen-

tos;

Formação humana

e desenvolvimento

sustentável;

Movimento

social

como espaço (sujei-

to) educativo;

Condição de ex-

clusão dá origem a

outra educação – de

novo tipo/EdoC;

Educação além da

escola;

Formação continua-

da;

Rompimento com

o estabelecido e re-

criação a partir de

experiências

Os movimentos so-

ciais

demandam

políticas públicas do

Estado;

Conquistas de cur-

sos de nível superior

dos Movimentos (em

especial MST) aden-

tram universidades

públicas;

Confronto da escola

estatal burguesa ver-

sus escola democrá-

tica popular;

Da negação aos mar-

cos legais conquis-

tados;

Denúncias e anún-

cios;

A partir dos estudos realizados podemos verificar al-

guns dos principais entrecruzamentos entre a Educação do

Campo e a Educação Popular, mantendo suas especificida-

des. Inicialmente podemos destacar o Agir/ação coletiva

como aquilo ou aquela que parte de um grande número

de pessoas a partir de suas necessidades – são lutas por

moradia, por terra, trabalho, melhores condições de vida.