468
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
BRASIL.
Resolução CNE/CEB 01/2002
. Institui diretri-
zes operacionais da educação básica para as es-
colas do campo. Brasília: MEC, 2001. Disponível
em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=- com_docman&vie w=download&alias=13800-rceb- 001-02-pdf&cate gory_slug=agosto-2013-pdf&Ite- mid=30192>. Acesso em 13 fev. 2018.
BATISTA, Maria do Socorro Xavier. Os movimentos sociais
cultivando uma educação popular do campo.
29 Reu-
nião anual da Anped, 2006.
Disponível em:
<https:// editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRA BALHO_EV056_MD1_SA2_ID10183_17082016213621. pdf>. Acesso em: 13 fev. 2018.
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. In: _____. et al.
Dicionário da educação do campo
. São Paulo: Ex-
pressão Popular; Rio de Janeiro: Escola Politécnica de
Saúde Joaquim Nabuco, 2012. p. 257-264.
CAMPOS, Raimundo Sidnei dos Santos. Educação popular
e educação do campo na articulação de concepções
e práticas emancipatórias.
III CONGRESSO NACIO-
NAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU).
Universidade Fe-
deral da Paraíba, 2016. Disponível em:
<https://edi- torarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRA BALHO_EV056_MD1_SA2_ID10183_17082016213621. pdf.Acesso em: 13 fev. 2018.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia.
Brasília: Anca/In-
cra, 2004. (ed. Especial MST).
______.
Pedagogia do oprimido.
32 ed. São Paulo: Paz e Ter-
ra, 1987.
LORENZON, Mateus; SCHUCK, Rogério José. O pensamento
de Paulo Freire e a educação no campo na contempo-
raneidade.
FORUM DE LEITURAS E ESTUDOS PAULO
FREIRE.
Faccat, Taquara (RS). Disponível em:
<https:// www2.faccat.br/portal/sites/default/files/lorenzon_ schuck.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2018. p. 1-8.