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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

ao discutirmos Educação no campo, discutimos educação

para as comunidades do campo, um direito humano para

além da alfabetização e reprodução de letras e números.

Como aponta BRANDÃO,

Educação do Campo constitui-se de ações politi-

zadoras, contribuindo com o desenvolvimento da

consciência social e política. É praticada por movi-

mentos sociais organizados do campo, mas conti-

nua defrontando-se com as políticas de Estado de

educação para o campo nos moldes das políticas

neoliberais praticadas pelo sistema político capita-

lista em vigência no Brasil (BRANDÃO, 2012).

Para compreendermos a trajetória e a temática edu-

cação do/no campo, perpassamos leis, decretos, pareceres,

textos oficiais, documentos, produções científicas atualiza-

das e produções do e sobre o Movimento dos Trabalhado-

res Rurais sem Terra (MST), buscando entender o posiciona-

mento do Estado em relação às práticas educativas dos que

trabalham e residem no meio rural brasileiro. Assim, estuda-

remos a Educação do Campo a partir da história do Brasil.

BREVE HISTÓRICO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Desde a invasão dos portugueses – em 1500, século

XVI – a exploração das riquezas nativas e dos povos indíge-

nas, em troca do trabalho dos índios, ofereciam “bugigan-

gas” e, posteriormente, iniciaram o processo de expulsão de

suas terras, massacrando-os e exterminando-os. Observa

CARVALHO (2008, p. 18) que “o efeito imediato da conquista

foi a dominação e o extermínio, pela guerra, pela escraviza-

ção pela doença, de milhões de indígenas”. Posteriormente

iniciou-se a exploração dos africanos e de imigrantes po-

bres oriundos da Europa e do Oriente. Ou seja, seguindo

este percurso dominante-dominado, o processo de exclu-

são social, cultural, político e econômico se acentuaram ao

longo da constituição da sociedade brasileira e fazer uma

referência a este processo de exclusão não leva a um debate

tranquilo, a resistência ainda é forte por parte da sociedade