XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
469
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
PALUDO, Conceição. Educação popular. In: CALDART, Roseli
Salete(et al).
Dicionário da educação do campo.
São
Paulo: Expressão Popular; Rio de Janeiro: Escola Poli-
técnica de Saúde Joaquim Nabuco, 2012. p. 280-285.
ROSSI, Rafael; GIORGI, Cristiano Amaral Garbogginidi. Paulo
Freire e educação do campo: da invasão à ocupação
cultural para a liberdade. 2014.
Revista de Geografia
Agrária.
v. 9, n 17. p. 652- 671. Disponível em:
http:// www.seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/ view/23424/14401.Acesso em: 12 fev. 2018.
SILVA FILHO, Luiz Gomes da.
Educação do campo e Paulo
Freire na atualidade
: um olhar sobre o currículo de
pedagogia da terra da UFRN. 102 p. Dissertação (Mes-
trado em Educação). Universidade Federal da Paraíba.
2015. Disponível em:
<http://tede.biblioteca.ufpb.br/ bitstream/tede/4812/1/arquivototal.pdf>. Acesso em:
12 fev. 2018.
SOUZA, Maria Antônia de. Educação do campo: políticas,
práticas pedagógicas e produção científica. 2008.
Edu-
cação e Sociedade – Campinas.
v. 29, n. 105, p. 1089-
1111. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/es/ v29n105/v29n105a08.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2018.
ZIECH, Márcia Eliana. A educação do campo na perspecti-
va da educação popular.
Revista Contexto & Educa-
ção.
Ijuí, Universidade Regional do Noroeste do Es-
tado do Rio Grande do Sul. n. 102, p. 100-117, 2017.
Disponível em:
<http://dx.doi.org/10.21527/2179-130 9.2017.102.100-117.