XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CAMPO DA
EDUCAÇÃO: A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO
SEM TERRA NA CONSOLIDAÇÃO DAS
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Guilherme Franco Miranda
1
José Vicente Lima Robaina
2
RESUMO:
O objetivo deste ensaio é discutir a importância
da Pedagogia do Movimento Sem Terra (MST) na consoli-
dação das políticas educacionais do campo. A investigação
contextualiza como ocorre o processo gênese e desenvolvi-
mento de Educação junto ao Movimento dos Trabalhadores
Rurais Sem Terra – MST e quais os reflexos encontrados nas
políticas públicas da educação do campo no Brasil. A pes-
quisa de natureza bibliográfica descreve as principais obras
escritas sobre a Educação do Campo e a Educação proposta
pelo MST. Após as análises das obras os autores apresentam
que a educação crítica, transformadora e emancipatória do
MST foi fundamental para a construção de políticas públicas
no âmbito da Educação do Campo no Brasil.
Palavras-chave:
Movimento Sem Terra, Educação do Cam-
po, Pedagogia do Movimento
INTRODUÇÃO
O processo histórico educativo – ainda nas sociedades
primitivas – constituía-se basicamente por métodos infor-
mais, por ummecanismo denominado enculturação, no qual
os valores, princípios e costumes eram transmitidos às gera-
1
Licenciado em Ciências da Natureza – Biologia e Química pelo IFRS Cam-
pus Porto Alegre, Mestrando do PPG Educação em Ciências – Química da
Vida e da Saúde na UFRGS, bolsista CAPES DS/PPGQVS-UFRGS,
guilherme. miranda@ufrgs.br.2
Doutor em Educação pela UNISINOS, Docente da UFRGS,
jose.robaina@ ufrgs.br.