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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Autor/a
Educação do
Campo
Educação Popular Ambas convergem
em
Maria do Socorro Xa-
vier Batista
Artigo
Os movimentos so-
ciais cultivando uma
educação popular do
campo1. 2006.
Experimentações co-
letivas;
Interesse de classes
e crítica a realidade;
Respeito a diversida-
de cultural do cam-
pesinato;
A educação desem-
penha um papel
estratégico na mo-
bilização
popular
“escola é mais que
escola”;
Educação ambiental
como própria expe-
riência de vida;
Busca da solidarie-
dade,
igualdade,
participação e eman-
cipação;
Rompe com a educa-
ção bancária em vista
de outra postura.
Os princípios da E.P.
fundamentam reivin-
dicações dos Movi-
mentos Sociais – de
onde surge a EdoC;
Formação de edu-
cadores munidos de
referenciais teóricos
dos
Movimentos
para atuarem;
Alunos/as com po-
sicionamento ativo,
com outras meto-
dologias que negam
o autoritarismo e a
centralidade no po-
der do professor;
O Pronera desafia
e impacta metodo-
logias e modos de
gestão nas universi-
dades conveniadas.
Márcia Eliana Ziech
Artigo
“A educação do cam-
po na perspectiva da
educação popular”.
2017.
Não aceitam mais a
escolinha rural – es-
colinha de letras mí-
nimas;
Surge novos ânimos
e cobranças às esfe-
ras governamentais;
Pertencimento da es-
cola à comunidade;
Há um contexto di-
ferenciado do fazer
pedagógico.
O povo é possuidor
de cultura e saber e
por isso desafia ir ao
campo, sair das pare-
des da escola;
Importância dos sa-
beres populares das
pessoas;
Outros sujeitos inci-
dem na escola; dia-
lógica entre o local
e o global frente aos
conhecimentos;
Reivindicação de di-
reitos e educação de
qualidade;
Diversidade de su-
jeitos;
Há troca de saberes
entre os sujeitos;
A preservação do
meio ambiente inte-
gra a educação.