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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Uma Educação Básica do Campo, com raízes na educação

construída, sobretudo, nos assentamentos e acampamentos

do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra anterior

a esse período.

A discussão proposta neste texto busca mostrar ele-

mentos de confluência da EdoC com a E.P., elucidando de-

talhes a partir de pesquisa bibliográfica em que analisamos

seis artigos e duas dissertações de mestrado

3

que tratam di-

retamente dessa relação. Embora a Educação do Campo seja

algo recente em termos de existência, compreendida como

esforço de superação da educação rural, que passa a existir

na Lei com a Resolução CNE/CEB 01/2002, há um bom nú-

mero de produção acerca do tema e o mesmo ocorre com a

educação popular, se tomarmos como base o banco de te-

ses e dissertações da Capes. É recorrente também a junção

educação popular do campo”

dando a entender que a EdoC

não pode ser compreendida separadamente da E.P. e isso se

dá devido aos princípios de ambas

4

.

Este trabalho busca refletir sobre os elementos que,

mais que aproximam, entrelaçam essas duas perspectivas

educacionais, uma vez que não são uma mesma coisa. Para

conceituar

A origem da concepção de educação popular, des-

ta forma, decorre do modo de produção da vida

em sociedade no capitalismo, na América Latina e

também no Brasil, e emerge a partir das classes po-

pulares ou dos trabalhadores mais empobrecidos

na defesa de seus direitos; dependendo da orga-

nização na qual se congregam, os trabalhadores

chegam inclusive a defender e a lutar pela cons-

trução de uma nova ordem social (PALUDO, 2012,

p. 280-281).

3

Os trabalhos escolhidos são do período de 2005 a 2017 e a opção por

esses se deu pelo fato de tratarem da relação existente entre Educação do

Campo E Educação Popular – e não da primeira como sinônimo da segun-

da devida as diferentes origens.

4

Podemos tomar como princípios básicos de ambas: a luta popular pela

emancipação; a negação da educação descontextualizada e invasora/ban-

cária; a construção do poder popular; possibilidade do “novo”/inédito viá-

vel.