Table of Contents Table of Contents
Previous Page  455 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 455 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

455

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

ral Santo.

Revista Reflexão e Ação

. Santa Cruz do Sul,

RS, v. 22, n. 2, p. 120-142, jul./dez. 2014. Disponível em:

<http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/inde>

.

BRASIL.

Lei n.º 9.394.

Estabelece as diretrizes e bases da

educação nacional. Brasília: 1996.

CALDART, Roseli Salete; FERNANDES, Bernard M.; CERIOLI,

Paulo R. Primeira Conferencia Nacional “Por uma Edu-

cação de Campo”, Texto preparatório, In ARROYO, Mi-

guel Gonzales, CALDART, Roseli Salete, MOLINA, Mo-

nica Castagna (orgs).

Por uma Educação do Campo.

4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

CARMO, Rosangela Branco do, RANGEL, Mary. Da Educação

Rural à Educação do Campo: Revisão crítica.

Revista

da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade

. Sal-

vador, v. 20, n. 36, p. 205-214, jul./dez. 2011.

FREIRE, Paulo.

Ação cultural para a Liberdade e outros Es-

critos

. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. 120p.

FREIRE, Paulo.

A importância do ato de ler

. 23. ed. São Pau-

lo: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do Oprimido

. 42. ed. Rio de Ja-

neiro: Paz e Terra, 2005.

FREITAS, Helana Célia de Abreu. Rumos da Educação de

Campo.

Em Aberto.

Brasília, v. 24, n. 85, p. 35-49, abr.

2011.

GRABOWSKI, Ana Paula Noro; PACHECO, Luci Mary Duso.

A Pedagogia da Alternância e o enfrentamento

das situações problemas no meio rural:

A visão do

egresso da casa familiar rural de Frederico, IX ANPED

SUL 2012, Seminário de pesquisa em educação da re-

gião sul.

GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos; SOUZA

,

José Edimar

de. Para ler, escrever e contar: Modos de ser profes-

sora no cotidiano escolar de Lomba Grande/RS.

Re-

vista Reflexão e Ação.

Santa Cruz do Sul, v. 22, n.

2, p. 347-370, jul./dez. 2014. Disponível em: <

http:// online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index>.