XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
455
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
ral Santo.
Revista Reflexão e Ação
. Santa Cruz do Sul,
RS, v. 22, n. 2, p. 120-142, jul./dez. 2014. Disponível em:
<http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/inde>.
BRASIL.
Lei n.º 9.394.
Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Brasília: 1996.
CALDART, Roseli Salete; FERNANDES, Bernard M.; CERIOLI,
Paulo R. Primeira Conferencia Nacional “Por uma Edu-
cação de Campo”, Texto preparatório, In ARROYO, Mi-
guel Gonzales, CALDART, Roseli Salete, MOLINA, Mo-
nica Castagna (orgs).
Por uma Educação do Campo.
4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
CARMO, Rosangela Branco do, RANGEL, Mary. Da Educação
Rural à Educação do Campo: Revisão crítica.
Revista
da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade
. Sal-
vador, v. 20, n. 36, p. 205-214, jul./dez. 2011.
FREIRE, Paulo.
Ação cultural para a Liberdade e outros Es-
critos
. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. 120p.
FREIRE, Paulo.
A importância do ato de ler
. 23. ed. São Pau-
lo: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
. 42. ed. Rio de Ja-
neiro: Paz e Terra, 2005.
FREITAS, Helana Célia de Abreu. Rumos da Educação de
Campo.
Em Aberto.
Brasília, v. 24, n. 85, p. 35-49, abr.
2011.
GRABOWSKI, Ana Paula Noro; PACHECO, Luci Mary Duso.
A Pedagogia da Alternância e o enfrentamento
das situações problemas no meio rural:
A visão do
egresso da casa familiar rural de Frederico, IX ANPED
SUL 2012, Seminário de pesquisa em educação da re-
gião sul.
GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos; SOUZA
,
José Edimar
de. Para ler, escrever e contar: Modos de ser profes-
sora no cotidiano escolar de Lomba Grande/RS.
Re-
vista Reflexão e Ação.
Santa Cruz do Sul, v. 22, n.
2, p. 347-370, jul./dez. 2014. Disponível em: <
http:// online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index>.