450
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
senvolvem. Neste espaço, os limites físicos e as
condições geográficas se diluem a partir dos sig-
nificados que adquirem, no âmbito das diferentes
ações humanas. Além disso, como espaço de “pro-
dução de novas relações sociais” caracteriza-se em
um campo de possibilidades, de produções de his-
tória e cultura, dos sujeitos que ali vivem (p. 14)
Assim as diferentes culturas emergem um aspecto
muito importante que deve ser valorizado no trabalho do-
cente, favorecendo a integração de cultura que também é
essencial para determinar a identidade da comunidade. Se-
gundo Freire (1980):
Não se é antidialógico ou dialógico no “ar”, mas no
mundo. Não se é antidialógico primeiro e opressor
depois, mas simultaneamente. O antidiálogo se im-
põe ao opressor, na situação objetiva de opressão,
para, pela conquista, oprimir mais, não só economi-
camente, mas culturalmente, roubando ao oprimi-
do conquistado sua palavra também, sua expressi-
vidade, sua cultura (p. 78)
Desta forma, observa-se a importância da escuta, ob-
servação e diálogo permanente com a comunidade, afim de
que o espaço da escola valorize a realidade local e possa
trazer possibilidades de transformações sócias e empodera-
mento aos sujeitos.
Quanto aos professores que atuam na escola, atual-
mente a maioria são contratados, muitas vezes sem qualifi-
cação exigida para o cargo, mas que segundo a concepção
dos órgãos governamentais podem atuar, já que é no inte-
rior do município onde ninguém quer ir lecionar, sobre os
professores que atuam no meio rural, Caldart & Cerioli &
Fernandes (2004) observam que:
[...] Precisam se submeter a condições precárias de
trabalho; que também é ali que concentram o maior
número de professores leigos, que são mínimas as
possibilidades de formação no próprio meio rural,
e que de modo geral o programa de formação de
professores, incluindo o curso de Magistério e os
cursos superiores, não tratam da questão do cam-