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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

senvolvem. Neste espaço, os limites físicos e as

condições geográficas se diluem a partir dos sig-

nificados que adquirem, no âmbito das diferentes

ações humanas. Além disso, como espaço de “pro-

dução de novas relações sociais” caracteriza-se em

um campo de possibilidades, de produções de his-

tória e cultura, dos sujeitos que ali vivem (p. 14)

Assim as diferentes culturas emergem um aspecto

muito importante que deve ser valorizado no trabalho do-

cente, favorecendo a integração de cultura que também é

essencial para determinar a identidade da comunidade. Se-

gundo Freire (1980):

Não se é antidialógico ou dialógico no “ar”, mas no

mundo. Não se é antidialógico primeiro e opressor

depois, mas simultaneamente. O antidiálogo se im-

põe ao opressor, na situação objetiva de opressão,

para, pela conquista, oprimir mais, não só economi-

camente, mas culturalmente, roubando ao oprimi-

do conquistado sua palavra também, sua expressi-

vidade, sua cultura (p. 78)

Desta forma, observa-se a importância da escuta, ob-

servação e diálogo permanente com a comunidade, afim de

que o espaço da escola valorize a realidade local e possa

trazer possibilidades de transformações sócias e empodera-

mento aos sujeitos.

Quanto aos professores que atuam na escola, atual-

mente a maioria são contratados, muitas vezes sem qualifi-

cação exigida para o cargo, mas que segundo a concepção

dos órgãos governamentais podem atuar, já que é no inte-

rior do município onde ninguém quer ir lecionar, sobre os

professores que atuam no meio rural, Caldart & Cerioli &

Fernandes (2004) observam que:

[...] Precisam se submeter a condições precárias de

trabalho; que também é ali que concentram o maior

número de professores leigos, que são mínimas as

possibilidades de formação no próprio meio rural,

e que de modo geral o programa de formação de

professores, incluindo o curso de Magistério e os

cursos superiores, não tratam da questão do cam-