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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
seus educandos para que realmente sejam atendidas suas
reais necessidades.
Dentro desta perspectiva, observa-se na Educação de
Campo, Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Alternância
uma aproximação com a realidade, já que estas metodolo-
gias de ensino preveem propostas educativas onde é levada
em consideração a realidade dos alunos. As características
próprias dos moradores da Granja do Salso, sua cultura,
identidade, dificuldades e superações são argumentos para
que seja desenvolvida uma pedagogia adequada e dife-
renciada da urbana. Esta proposição de educar a partir da
realidade preconiza um entendimento da relação de mútua
dependência entre rural e urbano, ambos são importantes e
um depende do outro, porém, para que a educação alcance
seus objetivos é necessário trazer a especificidade de cada
localidade dentro do processo.
Ainda é notório que essa mudança na proposta peda-
gógica leva certo tempo para ser compreendida, não acontece
repentinamente, necessita ser apresentada para todos envolvi-
dos, problematizada, debatida, argumentada. Os profissionais
necessitam desenvolver um vínculo forte com a comunidade,
conhecendo, sendo orientados e capacitados para atuarem
dentro dessa nova metodologia, é indispensável produzir uma
consciência da necessidade de uma nova postura.
REFERÊNCIAS
ARROYO, Miguel Gonzales, CALDART, Roseli Salete, MOLI-
NA, Monica Castagna –
Por uma Educação do Cam-
po.
4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
ARROYO, Miguel Gonzalez. FERNANDES, Bernardo Man-
çano.
A educação básica e o movimento social do
campo
, Coleção Por uma Educação Básica do Campo,
v. 2. Brasília, 1999
BERNARDI, Luci T M dos Santos; PELISON, Nadia Cristina Pi-
cinini; SANTIN, Rosemeri. O desafio de ser professor
na Escola do campo: O contexto da casa familiar ru-