Table of Contents Table of Contents
Previous Page  454 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 454 / 2428 Next Page
Page Background

454

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

seus educandos para que realmente sejam atendidas suas

reais necessidades.

Dentro desta perspectiva, observa-se na Educação de

Campo, Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Alternância

uma aproximação com a realidade, já que estas metodolo-

gias de ensino preveem propostas educativas onde é levada

em consideração a realidade dos alunos. As características

próprias dos moradores da Granja do Salso, sua cultura,

identidade, dificuldades e superações são argumentos para

que seja desenvolvida uma pedagogia adequada e dife-

renciada da urbana. Esta proposição de educar a partir da

realidade preconiza um entendimento da relação de mútua

dependência entre rural e urbano, ambos são importantes e

um depende do outro, porém, para que a educação alcance

seus objetivos é necessário trazer a especificidade de cada

localidade dentro do processo.

Ainda é notório que essa mudança na proposta peda-

gógica leva certo tempo para ser compreendida, não acontece

repentinamente, necessita ser apresentada para todos envolvi-

dos, problematizada, debatida, argumentada. Os profissionais

necessitam desenvolver um vínculo forte com a comunidade,

conhecendo, sendo orientados e capacitados para atuarem

dentro dessa nova metodologia, é indispensável produzir uma

consciência da necessidade de uma nova postura.

REFERÊNCIAS

ARROYO, Miguel Gonzales, CALDART, Roseli Salete, MOLI-

NA, Monica Castagna –

Por uma Educação do Cam-

po.

4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

ARROYO, Miguel Gonzalez. FERNANDES, Bernardo Man-

çano.

A educação básica e o movimento social do

campo

, Coleção Por uma Educação Básica do Campo,

v. 2. Brasília, 1999

BERNARDI, Luci T M dos Santos; PELISON, Nadia Cristina Pi-

cinini; SANTIN, Rosemeri. O desafio de ser professor

na Escola do campo: O contexto da casa familiar ru-