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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

processo que tornou-se realidade no campo. Foi possível

observar problemas em vários aspectos, como o referente

ao das crianças que utilizam o transporte escolar, que às

vezes ficam horas nos ônibus, quando conseguem chegar

nas escolas

De acordo com Freire (1989):

(...) Do ponto de vista critico, é tão impossível negar

a natureza política do processo educativo quanto

negar o caráter educativo do ato político. Isto não

significa, porém, que a natureza política do proces-

so educativo e o caráter educativo do ato político

esgotem a compreensão daquele processo e deste

ato. Isto significa ser impossível, de um lado, como

já salientei, uma educação neutra, que se diga a ser-

viço da humanidade, dos seres humanos em geral;

de outro, uma prática política esvaziada de signifi-

cação educativa. (p. 15)

Assim, é necessário que a escola trabalhe a posição so-

cial do meio em que se encontra, instigando o pensamento

crítico com problematizações, debates e reflexões, também

é imperativo que desenvolva o currículo sobre os princípios

da Educação de Campo, Caldart (2009) salienta que:

A Educação do Campo se identifica pelos seus sujei-

tos: é preciso compreender que por trás da indicação

geográfica e da frieza de dados estatísticos está uma

parte do povo brasileiro que vive neste lugar e desde

as relações sociais específicas que compõe a vida no

e do campo, em suas diferentes identidades e em

sua identidade comum; estão pessoas de diferentes

idades, estão famílias, comunidades, organizações,

movimentos sociais...a perspectiva da educação do

campo é exatamente a de educar este povo, estas

pessoas que trabalham no campo, para que se arti-

culem, se organizem e assumam a condição de sujei-

tos da direção de seu destino. (p. 150-151)

Repensar a proposta educativa tendo em vista os pres-

supostos de identidade e realidade são questões que se co-

locam como fundamentais para o desenvolvimento de uma

ação educativa capaz de garantir qualidade e aplicabilidade