448
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
processo que tornou-se realidade no campo. Foi possível
observar problemas em vários aspectos, como o referente
ao das crianças que utilizam o transporte escolar, que às
vezes ficam horas nos ônibus, quando conseguem chegar
nas escolas
De acordo com Freire (1989):
(...) Do ponto de vista critico, é tão impossível negar
a natureza política do processo educativo quanto
negar o caráter educativo do ato político. Isto não
significa, porém, que a natureza política do proces-
so educativo e o caráter educativo do ato político
esgotem a compreensão daquele processo e deste
ato. Isto significa ser impossível, de um lado, como
já salientei, uma educação neutra, que se diga a ser-
viço da humanidade, dos seres humanos em geral;
de outro, uma prática política esvaziada de signifi-
cação educativa. (p. 15)
Assim, é necessário que a escola trabalhe a posição so-
cial do meio em que se encontra, instigando o pensamento
crítico com problematizações, debates e reflexões, também
é imperativo que desenvolva o currículo sobre os princípios
da Educação de Campo, Caldart (2009) salienta que:
A Educação do Campo se identifica pelos seus sujei-
tos: é preciso compreender que por trás da indicação
geográfica e da frieza de dados estatísticos está uma
parte do povo brasileiro que vive neste lugar e desde
as relações sociais específicas que compõe a vida no
e do campo, em suas diferentes identidades e em
sua identidade comum; estão pessoas de diferentes
idades, estão famílias, comunidades, organizações,
movimentos sociais...a perspectiva da educação do
campo é exatamente a de educar este povo, estas
pessoas que trabalham no campo, para que se arti-
culem, se organizem e assumam a condição de sujei-
tos da direção de seu destino. (p. 150-151)
Repensar a proposta educativa tendo em vista os pres-
supostos de identidade e realidade são questões que se co-
locam como fundamentais para o desenvolvimento de uma
ação educativa capaz de garantir qualidade e aplicabilidade