446
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
da vida política do país. Queremos afirmar que eles
não devem ser considerados como “vasilhas” vazias
nas quais se vá depositando o conhecimento dos
especialistas, mas, pelo contrário, sujeitos, também,
do processo de sua capacitação. (p.26)
Compreende-se assim que é necessário o debate e pro-
blematizações sobre a realidade do meio rural no cotidiano
da escola e comunidade, assim refletindo sobre estes aspec-
tos surgiu o questionamento: Qual seria a pedagogia ade-
quada para ser desenvolvida na referida comunidade? Obser-
vando que os alunos precisam ter sua identidade respeitada
e valorizada, sendo de extrema importância a visão do sujeito
em sua totalidade. Arroyo & Fernandes (1999) observam que:
Há no campo um expressivo movimento pedagógi-
co, com experiências escolares inovadoras coladas
às raízes populares, às matrizes culturais do povo
do campo. [...]. Realiza-se uma relação visceral en-
tre as mudanças na educação e os ideais do Movi-
mento Social. Vai-se, portanto, além da “escolinha
de letras” (ler, escrever, contar) para se trabalhar
participativa e criativamente um projeto de Brasil,
um projeto de Campo, resgatando e valorizando os
valores culturais típicos do povo do campo. Há uma
mobilização local, regional e nacional procurando
garantir uma “educação básica do campo”, portan-
to com novos conteúdos, novos processos peda-
gógicos, novo enfoque na tarefa dos professores,
das professoras, das famílias, da comunidade e dos
próprios educandos (p. 6)
Desta forma é imperativo que a escola traga a realidade
de seus alunos dentro do processo educativo, desenvolven-
do projetos específicos para sua comunidade que é um local
com cultura própria, onde os moradores desenvolvem estra-
tégias para superação de algumas dificuldades e carências.
METODOLOGIA
A pesquisa é de cunho qualitativo. Os instrumentos de
pesquisa utilizaram-se da narrativa de vida e de profissão,