XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
437
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
EDUCAÇÃO DO CAMPO:
CONCEPÇÕES E SABERES QUE
NORTEIAM O CURRÍCULO ESCOLAR
Maria Lúcia Giozza Hernandes
Silvana Maria Gritti
RESUMO
: A Educação do Campo ainda é vista sobre al-
guns aspectos da legislação brasileira como Educação Rural,
todavia a palavra “rural”, substituída por, “do campo” eleva
esta educação ao patamar de construção de políticas públi-
cas para os sujeitos trabalhadores do campo e sua inserção
social.
Palavras-chave
: Educação do Campo. Políticas Públicas
INTRODUÇÃO
A Educação do Campo é uma realidade recente no
país, nascendo em contraposição à Educação Rural, e bus-
cando a construção de políticas públicas que contemplem
os saberes dos povos do campo. Neste sentido, é preciso
compreender o processo histórico-cultural da educação ru-
ral à educação do campo. Destacando-se aspectos relevan-
tes, os avanços e as mudanças nesta trajetória, inclusive as
legislações que a asseguraram ao longo da história, salien-
tando as conquistas adquiridas. Com o objetivo de refletir à
questão dos saberes oferecidos aos sujeitos do campo e se
estes, contribuem com a transformação e afirmação de pro-
cessos culturais inerentes as relações de trabalho do campo
desenvolvemos a presente pesquisa na Escola Municipal de
Ensino Fundamental Silvina Gonçalves intitulada: “Princípios
da Educação do Campo que fundamentam a Proposta Pe-
dagógica Escolar”, que tem como sujeitos participantes pais,
alunos, funcionários e professores.