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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

EDUCAÇÃO DO CAMPO:

CONCEPÇÕES E SABERES QUE

NORTEIAM O CURRÍCULO ESCOLAR

Maria Lúcia Giozza Hernandes

Silvana Maria Gritti

RESUMO

: A Educação do Campo ainda é vista sobre al-

guns aspectos da legislação brasileira como Educação Rural,

todavia a palavra “rural”, substituída por, “do campo” eleva

esta educação ao patamar de construção de políticas públi-

cas para os sujeitos trabalhadores do campo e sua inserção

social.

Palavras-chave

: Educação do Campo. Políticas Públicas

INTRODUÇÃO

A Educação do Campo é uma realidade recente no

país, nascendo em contraposição à Educação Rural, e bus-

cando a construção de políticas públicas que contemplem

os saberes dos povos do campo. Neste sentido, é preciso

compreender o processo histórico-cultural da educação ru-

ral à educação do campo. Destacando-se aspectos relevan-

tes, os avanços e as mudanças nesta trajetória, inclusive as

legislações que a asseguraram ao longo da história, salien-

tando as conquistas adquiridas. Com o objetivo de refletir à

questão dos saberes oferecidos aos sujeitos do campo e se

estes, contribuem com a transformação e afirmação de pro-

cessos culturais inerentes as relações de trabalho do campo

desenvolvemos a presente pesquisa na Escola Municipal de

Ensino Fundamental Silvina Gonçalves intitulada: “Princípios

da Educação do Campo que fundamentam a Proposta Pe-

dagógica Escolar”, que tem como sujeitos participantes pais,

alunos, funcionários e professores.