XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
A partir do que a autora nos traz é possível compreen-
der com mais clareza a “estruturação” escolar, de que forma
ela é ofertada, para quem e por quem. É cada vez menor o
número de jovens que permanecem no campo. Desta forma
a agricultura familiar vem sendo esmagada pela agroindús-
tria e junto com este movimento a cultura de um povo é de-
cepada em prol de interesses financeiros. Estes fatores não
ocorrem de forma isolada. As escolas do campo estão mais
enfraquecidas e o modelo evidenciado aos alunos não é de
uma vida no campo bem sucedida.
RESULTADOS ESPERADOS
No decorrer dos encontros, que serão realizados
usando uma dinâmica construída a partir da compreensão
Freiriana, espera-se que os sujeitos da pesquisa, que ao
mesmo tempo são alunos, moradores e trabalhadores do
campo construam concepções claras a respeito da Escola
do Campo e quais as expectativas do grupo com relação
a escola para que assim possam exercer o papel cidadão
reivindicando e participando de uma construção coletiva
que venha contribuir para transformações em prol do de-
senvolvimento da comunidade escolar com a inclusão de
uma proposta de Educação do Campo pensada do Campo
para o Campo.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação.
Lei nº 9.394
, de 20 de de-
zembro de 1966, Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, Brasília, Diário Oficial da União,
20-12-1966.
CALDART, R. S.
Educação do Campo:
Sobre Educação do
Campo
.
Incra/MDA: Brasília, 2008, p. 67-86.
______. Educação do Campo: Notas para uma análise de per-
curso.
Educ. Saúde
. Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64,
mar./jun. 2009.