XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
417
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
EDUCAÇÃO DO CAMPO - FORMAÇÃO
DE PROFESSORES NO HORIZONTE
DA PEDAGOGIA FREIREANA
Almir Paulo dos Santos
1
Jerônimo Sartori
2
Leandro Carlos
RESUMO
: O texto que ora apresentamos visa referenciar os
desafios da formação de professores para atuar na Educa-
ção do Campo na perspectiva da pedagogia freireana. Para
tanto, procuramos tematizar algumas possibilidades de ar-
ticulação entre a pedagogia de Paulo Freire e o processo
formativo de docentes para atuar na escola do e no campo.
Destacamos que a Educação do Campo constitui-se numa
proposta singular, protagonizada pelos camponeses e de-
mandada ao poder público como forma de garantir o di-
reito à uma educação de qualidade e vinculada às questões
da vida no campo. O estudo fora realizado na perspectiva
crítico-reflexiva, tomando como base a formação que vem
ocorrendo no curso Interdisciplinar em Educação do Cam-
po: Ciências da Natureza, Universidade Federal da Fronteira
Sul – UFFS,
campus
Erechim. Apontamos para alguns desa-
fios inerentes à singularidade da Educação do e no Cam-
po; buscamos o estabelecimento de alguns diálogos entre a
Educação do Campo e a pedagogia de Freire; também aten-
tamos para alguns diálogos acerca da formação docente no
horizonte da pedagogia freireana. Por fim, trazemos uma
breve e provisória síntese em que relacionamos a formação
de professores para a Educação do Campo e alguns princí-
pios freireanos.
1
Universidade Federal da Fronteira Sul –
Campus
Erechim, Curso Interdisci-
plinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza - e-mail:
almir.santos@ uffs.edu.br2
Universidade Federal da Fronteira Sul –
Campus
Erechim, Curso Interdis-
ciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza - e-mail:
jetori55@ yahoo.com.br