XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
411
EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS
A MEMÓRIA REFLEXIVA
EM MOVIMENTO
COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Munir Lauer
1
Carmem Albrecht da Silveira
2
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
3
INTRODUÇÃO
O texto objetiva apresentar
a memória reflexiva
como
instrumento pedagógico de avaliação na educação do Cam-
po. Especificamente, fazendo alusão ao trabalho avaliativo
realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental 29 de
Outubro, localizada no Assentamento 16 de março, municí-
pio de Pontão/RS. A investigação de cunho qualitativo, si-
tua-se no campo epistemológico construtivista, embasado
em teorias sócio críticas.
A escola tem como lema – “Da terra brota uma escola
em movimento”. Partindo desse ideário, fundido na origem
da escola (luta pela terra – MST), objetivou-se práticas pe-
dagógicas, assentadas essencialmente nas ideias de Paulo
Freire, de que outra educação fosse possível. Assim nesse
contexto, desde 2007, adota-se como instrumento de ava-
liação dos educandos,
a memória reflexiva.
A memória reflexiva
, é um diário pessoal, em que os
educandos, descrevem após cada período de aula a sua
1
Mestre em Educação. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Gra-
duação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Professor de educa-
ção física da rede estadual de ensino, em Pontão/RS. E-mail:
munirjlauer@ gmail.com2
Mestra em Educação. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-
-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Professora da
Educação Básica da rede municipal de Carazinho/RS e Professora substi-
tuta do Curso de Pedagogia UFFS – Campus Erechim/RS. E-mail
carmem. albrecht@hotmail.3
Doutora em Educação. Professora e Pesquisadora do/pelo Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Pesquisa-
dora Pq/CNP/q. E-mail:
rosimaresquinsani@upf.br