382
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Entre os principais pontos de debate, a presente pesquisa
aponta para o seguinte:
a) Como a universidade pode equacionar a demanda
por resultados junto ao Ministério da Educação e a
educação humanizadora, como proposta em Freire
(2015)?
De acordo com Canan e Eloy (2016), avaliações como
o Enade são significativas aliadas das estratégias de gestão
em busca da excelência. Ainda que as autoras, em sua pes-
quisa, tenham encontrado indícios de forte regulação e de
indução à reorganização curricular, é necessário preparar os
alunos para ir além da prova e não somente até ela. Sobre
isso, Mira (2017) aponta que o atendimento aos aspectos le-
gais, pela perspectiva do Humanismo em Paulo Freire, deve
ser baseado em sua aplicação pedagógica. Essa aplicação
pedagógica a que se refere a autora (MIRA, 2017) diz respei-
to aos princípios da educação humanizadora proposta por
Freire (2015): educação para a cidadania, para os direitos
humanos dos sujeitos educativos, para o diálogo sensível,
para o cuidado do outro e o cuidado de si (MIRA, 2017).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para que o Enade tenha sentido e relevância para o
desenvolvimento da Educação Superior, precisamos traba-
lhar conjuntamente: governo, universidade e comunidade.
Passando por uma avaliação crítica no que concerne à ga-
rantia da formação humana dos estudantes da Educação
Superior, é importante que se proponha novos caminhos,
não perdendo de vista o objetivo maior de qualquer tipo de
avaliação, que é o de trazer melhorias.
As melhorias para a Educação Superior perpassam di-
versas dimensões como a aprendizagem dos estudantes e a
formação de profissionais competentes. Porém, vislumbra-
mos que a educação humanizadora ainda ocupa um entre-
-lugar nas IES, visto que, de acordo com o próprio Sinaes
(BRASIL, 2004), a responsabilidade social – único item de ca-