380
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
REFERENCIAL TEÓRICO
1 O Enade
O Enade foi criado através da Lei 10.861/2004 com o
objetivo de avaliar o desempenho de estudantes dos cur-
sos de graduação do Ensino Superior brasileiro. Através dos
resultados, busca oferecer um panorama da qualidade dos
cursos e das Instituições de Ensino Superior (IES) do país. De
acordo com Feldamnn, Souza e Heinzle (2016), o Enade tem
como objetivo principal analisar e avaliar o rendimento dos
alunos de diversos cursos de graduação, fazendo relações
pontuais com conteúdo de uma matriz curricular, além do
desenvolvimento de habilidades e competências específicas
do curso.
Canan e Eloy (2016) apontam que a prova “vem sendo
importante elemento de construção curricular na universi-
dade e, igualmente, tem impactado na gestão dos cursos
que, em busca de resultados positivos, acaba gerando estra-
tégias de gestão que contemplem as atividades vinculadas
ao preparo dos alunos para a prova” (CANAN e ELOY, 2016,
p. 623). Já na concepção de Aragão e Bertagna (2017), a co-
brança que a universidade tem recebido está diretamente
relacionada às diretrizes estabelecidas pelo Banco Mundial
“[...] que dissemina a perspectiva neoliberal e exerce um pa-
pel central no processo de globalização e na expansão do
capitalismo.” (p. 242). Desta forma, é necessário perguntar:
como equalizar esta demanda por bons resultados que a
universidade precisa atender e ao mesmo tempo dar conta
da educação humanizadora?
2. Paulo Freire e a Educação Humanizadora
Segundo Mira (2017), o Humanismo em Freire deve
ser pensando para a educação no contexto latino, mais es-
pecificamente o brasileiro, como a base para currículos e
atuação da gestão de instituições de ensino com vistas à