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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
gias como mediações pedagógicas, a partir de ações po-
líticas, para construção de um desenvolvimento solidário
com justiça social. Castells
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exemplifica diversos casos de
levantes e movimentos populares aos quais se valeram do
uso do ciberativismo
16
ao redor do mundo. São exemplos
de grupos populares que conseguiram chamar a atenção
da comunidade internacional, a partir do uso de uma me-
diação tecnológica: A revolução egípcia (Junho de 2010
a dezembro de 2011), as insurreições árabes (dezembro
de 2010 a dezembro de 2011), os indignados da Espanha
(maio de 2011 a maio de 2012) e o
Occupy Wall Street
(fe-
vereiro de 2011 a março de 2012). Além desses, diversos
outros movimentos foram e estão sendo forjados com o
apoio de tecnologias, nas quais quando direcionadas de
uma forma adequada, podem fazer a diferença em relação
a movimentos populares convencionais.
Por fim, tanto Mounier quanto Paulo Freire colocam
a escola como espaço primordial para o desenvolvimento e
transformação da realidade das classes populares.
O propósito da educação não pode, portanto, ser
para moldar a criança em conformidade com um ambiente,
seja familiar, social ou do Estado, nem pode ser restringido
adaptar a criança à função ou ocupação que deva cumprir
ou ocupar quando adulta. A transcendência da pessoa sig-
nifica que a pessoa pertence a ninguém além de si mesma: a
criança é um sujeito, não é uma
RES societatis
nem uma
RES
familiae
nem um
RES Ecclesiae.
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15 CASTELLS, Manuel.
Redes de indignação e esperança
: movimentos so-
ciais na era da internet. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro:
Zahar, 2013. 271 p.
16 Nota explicativa do autor: “Espaço virtual que se utiliza de ferramentas
tecnológicas digitais interligadas em rede, caracterizada por uma estrutura
não hierárquica de rápida propagação e difusão de informações com o in-
tuito de angariar apoio a sua causa. Seus membros defendem seus ideários
que podem ser políticos, socioambientais, culturais, etc.”
17 MOUNIER, Emmanuel.
Personalism
. London: Routledge & Kegan Paul ltd,
1952. p. 117. No original:
“The purpose of education cannot therefore be to
fashion the child in conformity with an environment, either familial, social
or of the State, nor can it be restricted to adapting the child to the function
or occupation that he is to fulfil as an adult.The transcendence of the person