Table of Contents Table of Contents
Previous Page  379 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 379 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

379

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS

ESTUDANTES (ENADE) E O ENTRE-LUGAR DA

EDUCAÇÃO HUMANIZADORA EM PAULO FREIRE

Rafael Vasconcelos Araújo

1

Ane Patrícia de Mira

2

Palavras-chave:

ENADE. Educação Superior. Educação Hu-

manizadora

INTRODUÇÃO

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

(Enade) é uma das etapas do Sistema Nacional de Avaliação

do Ensino Superior (Sinaes), criado Lei n° 10.861, de 14 de

abril de 2004 para avaliar a qualidade da Educação Superior.

Conforme Sobrinho (2014), enquanto avaliação em larga es-

cala, o teste serviria de instrumento de opressão, restringin-

do a ação docente e decidindo o que os alunos precisam

saber, inclusive no que tange à educação humanizadora de-

fendida por Freire (2015).

Isso posto, o presente trabalho objetiva problema-

tizar a aplicação do Enade como norteadora da qualidade

na Educação Superior, e o lugar que ocupa, ou deixa de

ocupar, a educação humanizadora de Freire (2015). Tra-

ta-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com revisão

documental em documentos legais e literatura. A análi-

se dos dados se deu segundo Bardin (2016), e apontou

para a educação humanizadora como um entre-lugar na

educação superior frente aos exames de larga escala, em

particular o Enade.

1

Acadêmico do curso de Pedagogia (PUC/RS). E-mail:

rafael.vasconncellos@ gmail.com

2

Mestra em Educação (Unilasalle/RS); integrante do Grupo de Pesquisa

Evasão Escolar (Unisinos); acadêmica do curso de Pedagogia (Uninter/PR).

E-mail:

ane.mira23@gmail.com