XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
379
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS
ESTUDANTES (ENADE) E O ENTRE-LUGAR DA
EDUCAÇÃO HUMANIZADORA EM PAULO FREIRE
Rafael Vasconcelos Araújo
1
Ane Patrícia de Mira
2
Palavras-chave:
ENADE. Educação Superior. Educação Hu-
manizadora
INTRODUÇÃO
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
(Enade) é uma das etapas do Sistema Nacional de Avaliação
do Ensino Superior (Sinaes), criado Lei n° 10.861, de 14 de
abril de 2004 para avaliar a qualidade da Educação Superior.
Conforme Sobrinho (2014), enquanto avaliação em larga es-
cala, o teste serviria de instrumento de opressão, restringin-
do a ação docente e decidindo o que os alunos precisam
saber, inclusive no que tange à educação humanizadora de-
fendida por Freire (2015).
Isso posto, o presente trabalho objetiva problema-
tizar a aplicação do Enade como norteadora da qualidade
na Educação Superior, e o lugar que ocupa, ou deixa de
ocupar, a educação humanizadora de Freire (2015). Tra-
ta-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com revisão
documental em documentos legais e literatura. A análi-
se dos dados se deu segundo Bardin (2016), e apontou
para a educação humanizadora como um entre-lugar na
educação superior frente aos exames de larga escala, em
particular o Enade.
1
Acadêmico do curso de Pedagogia (PUC/RS). E-mail:
rafael.vasconncellos@ gmail.com2
Mestra em Educação (Unilasalle/RS); integrante do Grupo de Pesquisa
Evasão Escolar (Unisinos); acadêmica do curso de Pedagogia (Uninter/PR).
E-mail:
ane.mira23@gmail.com