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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
INTRODUÇÃO
Os sujeitos em sociedade nunca antes estiveram em um
contexto tão paradoxal em relação a si próprios e a caracte-
rística mais evidente dos humanos: a produção tecnológica.
Se antes a aprendizagem era baseada em conhecer o pro-
cesso produtivo nos seus mínimos detalhes, por exemplo, ao
construir uma cadeira, hoje os sujeitos conhecem cada vez
mais apenas “partes” ou “aspectos” especializados do que é
produzido. O sujeito não mais busca um conhecimento inte-
gral, mas confia que dada tecnologia – como o computador
– irá agir de tal forma para responder as suas necessidades.
O resultado é igualmente disparatado: o conhecimento se to-
mado de forma holística atingiu níveis surpreendentes, mas
ao mesmo tempo o sujeito acabou por “compartimentalizar”
seus conhecimentos a ponto de prejudicar sua criticidade –
para usarmos termos freirianos, o conhecimento é meramen-
te “bancário”. Em contrapartida, o maior representante do
Personalismo, corrente filosófica que via a existência humana
como central, livre, absoluta e criativa, Emmanuel Mounier já
no século passado defendia um ser humano integral que não
era compartimentalizado em aspectos (religioso, econômico,
social e todos os outros), mas que em sua centralidade seria
crítico e dialógico. Logo, a questão que se levanta é: como
uma contribuição vinda destes dois autores (Freire e Mounier)
pode nos auxiliar em uma educação que seja tanto integral
quanto crítica em relação a um mundo caracteristicamente
tecnológico e que oferece tecnologias prontas e às vezes não
totalmente compreendidas pelo sujeito?
OBJETIVO
Nosso objetivo é aprofundar o diálogo advindos do
Personalismo de Emmanuel Mounier e das teorias emanci-
patórias de Paulo Freire para que cada sujeito seja valoriza-
do em sua individualidade e dignidade, por meio de crítica
e conhecimento frente ao aprimoramento da tecnologia em
nossos dias.