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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

INTRODUÇÃO

Os sujeitos em sociedade nunca antes estiveram em um

contexto tão paradoxal em relação a si próprios e a caracte-

rística mais evidente dos humanos: a produção tecnológica.

Se antes a aprendizagem era baseada em conhecer o pro-

cesso produtivo nos seus mínimos detalhes, por exemplo, ao

construir uma cadeira, hoje os sujeitos conhecem cada vez

mais apenas “partes” ou “aspectos” especializados do que é

produzido. O sujeito não mais busca um conhecimento inte-

gral, mas confia que dada tecnologia – como o computador

– irá agir de tal forma para responder as suas necessidades.

O resultado é igualmente disparatado: o conhecimento se to-

mado de forma holística atingiu níveis surpreendentes, mas

ao mesmo tempo o sujeito acabou por “compartimentalizar”

seus conhecimentos a ponto de prejudicar sua criticidade –

para usarmos termos freirianos, o conhecimento é meramen-

te “bancário”. Em contrapartida, o maior representante do

Personalismo, corrente filosófica que via a existência humana

como central, livre, absoluta e criativa, Emmanuel Mounier já

no século passado defendia um ser humano integral que não

era compartimentalizado em aspectos (religioso, econômico,

social e todos os outros), mas que em sua centralidade seria

crítico e dialógico. Logo, a questão que se levanta é: como

uma contribuição vinda destes dois autores (Freire e Mounier)

pode nos auxiliar em uma educação que seja tanto integral

quanto crítica em relação a um mundo caracteristicamente

tecnológico e que oferece tecnologias prontas e às vezes não

totalmente compreendidas pelo sujeito?

OBJETIVO

Nosso objetivo é aprofundar o diálogo advindos do

Personalismo de Emmanuel Mounier e das teorias emanci-

patórias de Paulo Freire para que cada sujeito seja valoriza-

do em sua individualidade e dignidade, por meio de crítica

e conhecimento frente ao aprimoramento da tecnologia em

nossos dias.