Table of Contents Table of Contents
Previous Page  361 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 361 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

361

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

desenvolveu. O lançamento do livro também contou com

uma encenação artística produzida por alunas do curso téc-

nico em Eventos. Por fim, o grupo se aproximou do palco

e iniciou-se a distribuição dos livros autografados. No final

da noite, os convidados desfrutaram de um lanche coletivo,

organizado pela própria turma.

Em síntese, a metodologia do projeto contou com as

seguintes etapas:

a) sensibilização e apresentação da proposta;

b) Reflexão e valorização de histórias de vida dos/as

alunos/as do Proeja;

c) Escolha de um episódio relevante e escrita da pri-

meira versão;

d) Leitura de textos narrativos produzidos pela cultura

popular;

e) Aprendizagem de elementos linguísticos;

f) Reescrita(s) do texto, revisão e reflexão;

g) Leitura e interpretação de contos consagrados da

literatura internacional e brasileira;

h) Reflexão sobre a aprendizagem e organização da

noite de autógrafos;

i) Execução e participação da noite de autógrafos;

j) Autoavaliação da aprendizagem.

Por fim, ressalto que a turma se mostrou muito moti-

vada durante o desenvolvimento do projeto, participando e

realizando as tarefas propostas. Entretanto, se tivesse que

destacar o momento mais significativo, sem dúvida, citaria

a participação na noite de autógrafos. Não só pela surpresa

e orgulho de ver o livro pronto, mas porque percebo a fe-

licidade dos/as autores/as quando trazem seus familiares e

amigos para prestigiar suas histórias. No lançamento desta

edição, pude conhecer duas pessoas que ilustram o quanto

este projeto ultrapassa os muros do instituto. Uma dessas