XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
361
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
desenvolveu. O lançamento do livro também contou com
uma encenação artística produzida por alunas do curso téc-
nico em Eventos. Por fim, o grupo se aproximou do palco
e iniciou-se a distribuição dos livros autografados. No final
da noite, os convidados desfrutaram de um lanche coletivo,
organizado pela própria turma.
Em síntese, a metodologia do projeto contou com as
seguintes etapas:
a) sensibilização e apresentação da proposta;
b) Reflexão e valorização de histórias de vida dos/as
alunos/as do Proeja;
c) Escolha de um episódio relevante e escrita da pri-
meira versão;
d) Leitura de textos narrativos produzidos pela cultura
popular;
e) Aprendizagem de elementos linguísticos;
f) Reescrita(s) do texto, revisão e reflexão;
g) Leitura e interpretação de contos consagrados da
literatura internacional e brasileira;
h) Reflexão sobre a aprendizagem e organização da
noite de autógrafos;
i) Execução e participação da noite de autógrafos;
j) Autoavaliação da aprendizagem.
Por fim, ressalto que a turma se mostrou muito moti-
vada durante o desenvolvimento do projeto, participando e
realizando as tarefas propostas. Entretanto, se tivesse que
destacar o momento mais significativo, sem dúvida, citaria
a participação na noite de autógrafos. Não só pela surpresa
e orgulho de ver o livro pronto, mas porque percebo a fe-
licidade dos/as autores/as quando trazem seus familiares e
amigos para prestigiar suas histórias. No lançamento desta
edição, pude conhecer duas pessoas que ilustram o quanto
este projeto ultrapassa os muros do instituto. Uma dessas