Table of Contents Table of Contents
Previous Page  358 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 358 / 2428 Next Page
Page Background

358

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

prevê o estudo do movimento realista, a leitura de contos

enriqueceu ainda mais a aprendizagem. Na quarta aula, le-

mos o conto

Meu tio Júlio,

de Guy de Maupassant. Desta-

co que o fato de contarmos com número restrito de cópias

atrapalhou o desenvolvimento da atividade. Com posse de

cinco cópias para o grupo todo, os/as estudantes reuniram-

-se em grupos para realizar a leitura. Penso que seria muito

mais interessante se cada um deles tivesse uma cópia física

para destacar trechos que chamaram a atenção, ou para es-

crever comentários. Como não foi possível, o texto foi dis-

ponibilizado na plataforma Q-acadêmico (

software de apoio

à aprendizagem, executado num ambiente virtual).

O próximo passo desenvolvido foi a leitura do conto

A cartomante

, de Machado de Assis. Já esperava que fosse

uma leitura mais desafiante, por isso pedi que os/as estu-

dantes realizassem a tarefa em casa. O texto é de domínio

público, por isso, está disponível gratuitamente na internet.

Se quisessem a versão impressa, seriam responsáveis pela

impressão. Neste ponto, cabe interromper a narrativa do

projeto para chamar a atenção para a relevância de termos

condições de trabalho que suportem as necessidades dos/

as nossos/as alunos/as. Mesmo trabalhando em um institu-

to federal (tido como uma das melhores estruturas públicas

de educação), enfrentamos dificuldades financeiras. Nossos/

as alunos/as são trabalhadores/as das classes populares,

desempregados/as ou microempreendedores/as. Muitos

relatam a dificuldade de destinar recursos para a aquisição

do material (mesmo que alguns contem com auxílio finan-

ceiro da assistência estudantil) necessário para os estudos

e pouquíssimos possuem computador com acesso à inter-

net em casa. Sem dúvida, essas dificuldades influenciam no

aprendizado, além de representarem um dos fatores citados

como motivos causadores de evasão escolar.

Retomando à narrativa do projeto, realizada a leitura

do texto de Machado de Assis, iniciamos a aula com uma

atividade de organização das informações do texto. Cada

grupo de 4 pessoas recebeu um jogo. Este continha o re-