358
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
prevê o estudo do movimento realista, a leitura de contos
enriqueceu ainda mais a aprendizagem. Na quarta aula, le-
mos o conto
Meu tio Júlio,
de Guy de Maupassant. Desta-
co que o fato de contarmos com número restrito de cópias
atrapalhou o desenvolvimento da atividade. Com posse de
cinco cópias para o grupo todo, os/as estudantes reuniram-
-se em grupos para realizar a leitura. Penso que seria muito
mais interessante se cada um deles tivesse uma cópia física
para destacar trechos que chamaram a atenção, ou para es-
crever comentários. Como não foi possível, o texto foi dis-
ponibilizado na plataforma Q-acadêmico (
software de apoio
à aprendizagem, executado num ambiente virtual).
O próximo passo desenvolvido foi a leitura do conto
A cartomante
, de Machado de Assis. Já esperava que fosse
uma leitura mais desafiante, por isso pedi que os/as estu-
dantes realizassem a tarefa em casa. O texto é de domínio
público, por isso, está disponível gratuitamente na internet.
Se quisessem a versão impressa, seriam responsáveis pela
impressão. Neste ponto, cabe interromper a narrativa do
projeto para chamar a atenção para a relevância de termos
condições de trabalho que suportem as necessidades dos/
as nossos/as alunos/as. Mesmo trabalhando em um institu-
to federal (tido como uma das melhores estruturas públicas
de educação), enfrentamos dificuldades financeiras. Nossos/
as alunos/as são trabalhadores/as das classes populares,
desempregados/as ou microempreendedores/as. Muitos
relatam a dificuldade de destinar recursos para a aquisição
do material (mesmo que alguns contem com auxílio finan-
ceiro da assistência estudantil) necessário para os estudos
e pouquíssimos possuem computador com acesso à inter-
net em casa. Sem dúvida, essas dificuldades influenciam no
aprendizado, além de representarem um dos fatores citados
como motivos causadores de evasão escolar.
Retomando à narrativa do projeto, realizada a leitura
do texto de Machado de Assis, iniciamos a aula com uma
atividade de organização das informações do texto. Cada
grupo de 4 pessoas recebeu um jogo. Este continha o re-