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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

b) Aprimorar a capacidade de expressão através da

escrita;

c) Fomentar o gosto pela leitura;

d) Aprimorar e aplicar o conhecimento linguístico e

gramatical;

e) Resgatar o valor do aprendizado que acontece além

dos muros da escola; e

f) Aproximar as famílias e a comunidade do/discen-

te, incentivando essas pessoas a terem o hábito de

leitura.

RESGATE DA METODOLOGIA E REFLEXÃO SOBRE A

TEORIA

Inicio a reflexão desta seção dizendo que, como edu-

cadora e cidadã, me sinto privilegiada por trabalhar em um

Instituto Federal que dá espaço e voz para a expressão de

pessoas das classes populares e que ratifica o compromisso

legal do Estado brasileiro de reduzir as desigualdades so-

ciais e regionais (previsto pelo terceiro artigo da Constitui-

ção de 1988). Tal iniciativa mostra-se decisiva em tempos

de retrocessos nas áreas da Educação e dos direitos sociais.

Também chamo a atenção do/a leitor/a para o fato de

que, como já destaquei anteriormente, os/as estudantes da

modalidade em foco possuem uma característica bastante

específica: trazem consigo conhecimento de mundo e de

vida estruturado. São portadores de experiências e aprendi-

zagens que aconteceram, muitas vezes, fora do ambiente da

escola. E, se “ensinar exige respeito aos saberes dos educan-

dos”, a escola e os docentes devem:

(...) não só respeitar os saberes com que os edu-

candos, sobretudo os da classe populares, chegam

a ela- saberes socialmente construídos na prática

comunitária – mas também, como há mais de trin-

ta anos venho sugerido, discutir com os alunos a

razão de ser de alguns desses saberes em relação

com o ensino dos conteúdos. (FREIRE, 1996, p.30)