354
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
b) Aprimorar a capacidade de expressão através da
escrita;
c) Fomentar o gosto pela leitura;
d) Aprimorar e aplicar o conhecimento linguístico e
gramatical;
e) Resgatar o valor do aprendizado que acontece além
dos muros da escola; e
f) Aproximar as famílias e a comunidade do/discen-
te, incentivando essas pessoas a terem o hábito de
leitura.
RESGATE DA METODOLOGIA E REFLEXÃO SOBRE A
TEORIA
Inicio a reflexão desta seção dizendo que, como edu-
cadora e cidadã, me sinto privilegiada por trabalhar em um
Instituto Federal que dá espaço e voz para a expressão de
pessoas das classes populares e que ratifica o compromisso
legal do Estado brasileiro de reduzir as desigualdades so-
ciais e regionais (previsto pelo terceiro artigo da Constitui-
ção de 1988). Tal iniciativa mostra-se decisiva em tempos
de retrocessos nas áreas da Educação e dos direitos sociais.
Também chamo a atenção do/a leitor/a para o fato de
que, como já destaquei anteriormente, os/as estudantes da
modalidade em foco possuem uma característica bastante
específica: trazem consigo conhecimento de mundo e de
vida estruturado. São portadores de experiências e aprendi-
zagens que aconteceram, muitas vezes, fora do ambiente da
escola. E, se “ensinar exige respeito aos saberes dos educan-
dos”, a escola e os docentes devem:
(...) não só respeitar os saberes com que os edu-
candos, sobretudo os da classe populares, chegam
a ela- saberes socialmente construídos na prática
comunitária – mas também, como há mais de trin-
ta anos venho sugerido, discutir com os alunos a
razão de ser de alguns desses saberes em relação
com o ensino dos conteúdos. (FREIRE, 1996, p.30)