Table of Contents Table of Contents
Previous Page  349 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 349 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

349

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

• Curricularização da extensão, a partir de Progra-

mas de Extensão Interdisciplinares (PEIs);

• Definição da pesquisa-ação, como metodologia

das disciplinas-projeto integrantes dos PEIs.

• Integração da Pró-Reitoria Acadêmica;

• Opção político institucional por um modelo de

universidade transformadora (alinhamento estra-

tégico, políticas acadêmcias PDI 2017-2022);

• Definição da indissociabilidade como fundamento

epistêmico;

• Reestruturação curricular e mudança no processo

avaliativo.

O estudo, além de elencar sinalizadores que indicam

a viabilidade da reorientação acadêmica, também desvelou

tensões entre a proposta

versus

a cultura e estrutura organi-

zacionais, evidenciando que o trabalho de ruptura paradig-

mática ainda tem um longo e árduo percurso s ser trilhado.

REFERÊNCIAS

ARROYO, Miguel G.

Outros sujeitos, outras pedagogias

. 2.

ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BACHELARD, Gaston.

Ensaio sobre o conhecimento apro-

ximado

. Trad. de Estela dos Santos Abreu. Rio de Ja-

neiro: Contraponto, 2004.

BARDIN, Laurence.

Análise de conteúdo

. Trad. de Luiz An-

tero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70,

2011.

MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco J.

A árvore do

conhecimento

: as bases biológicas da compreensão

humana. Trad. de Humberto Mariotti e Lia Diskin. São

Paulo: Palas Athena, 2001.

MORAES, Maria Cândida.

O paradigma educacional emer-

gente

. 15. ed. Campinas: Papirus. 2010.