XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
349
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
• Curricularização da extensão, a partir de Progra-
mas de Extensão Interdisciplinares (PEIs);
• Definição da pesquisa-ação, como metodologia
das disciplinas-projeto integrantes dos PEIs.
• Integração da Pró-Reitoria Acadêmica;
• Opção político institucional por um modelo de
universidade transformadora (alinhamento estra-
tégico, políticas acadêmcias PDI 2017-2022);
• Definição da indissociabilidade como fundamento
epistêmico;
• Reestruturação curricular e mudança no processo
avaliativo.
O estudo, além de elencar sinalizadores que indicam
a viabilidade da reorientação acadêmica, também desvelou
tensões entre a proposta
versus
a cultura e estrutura organi-
zacionais, evidenciando que o trabalho de ruptura paradig-
mática ainda tem um longo e árduo percurso s ser trilhado.
REFERÊNCIAS
ARROYO, Miguel G.
Outros sujeitos, outras pedagogias
. 2.
ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BACHELARD, Gaston.
Ensaio sobre o conhecimento apro-
ximado
. Trad. de Estela dos Santos Abreu. Rio de Ja-
neiro: Contraponto, 2004.
BARDIN, Laurence.
Análise de conteúdo
. Trad. de Luiz An-
tero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70,
2011.
MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco J.
A árvore do
conhecimento
: as bases biológicas da compreensão
humana. Trad. de Humberto Mariotti e Lia Diskin. São
Paulo: Palas Athena, 2001.
MORAES, Maria Cândida.
O paradigma educacional emer-
gente
. 15. ed. Campinas: Papirus. 2010.