XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
351
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
HISTÓRIAS QUE MERECEM SER CONTADAS:
UM PROJETO QUE CONSTRÓI NARRATIVAS
SOBRE EPISÓDIOS SIGNIFICATIVOS DAS
VIDAS DE ESTUDANTES DO PROEJA NO
IFSUL/CÂMPUS SAPUCAIA DO SUL
Suzana Trevisan
1
Palavras-chave:
Narrativa. Episódios de vida. Estudantes.
PROEJA. Valorização.
INTRODUÇÃO
O projeto
Histórias que Merecem ser Contadas
é uma
iniciativa desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa e Li-
teratura com as turmas do quarto semestre do Curso Técnico
em Administração- modalidade Proeja, no Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, câm-
pus Sapucaia do Sul/RS, e o presente texto pretende fazer
um relato desta prática educativa. Através da construção de
uma narrativa sobre um episódio significativo de suas vidas,
os/as estudantes constroem textos que são reunidos em um
livro, lançado e distribuído gratuitamente para a comunida-
de escolar, familiares e amigos/as no final de cada semestre.
Para que o/a leitor/a compreenda o surgimento des-
te projeto, permito-me contar um pouco de minha história
como professora da Educação de Jovens e Adultos. Quando
iniciei minha carreira docente no IFSul, câmpus Sapucaia do
Sul, carregava comigo a experiência profissional de educa-
dora de diferentes níveis de ensino (sempre lecionando a
disciplina de Língua Inglesa). Então, no início do segundo
semestre de 2013, fui designada a trabalhar com duas pers-
pectivas inéditas na minha trajetória: a Língua Portuguesa
1
Professora de Línguas Portuguesa e Inglesa do Instituto Federal de Edu-
cação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Sapucaia do
Sul.
suzanatrevisan@sapucaia.ifsul.edu.br