Table of Contents Table of Contents
Previous Page  351 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 351 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

351

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

HISTÓRIAS QUE MERECEM SER CONTADAS:

UM PROJETO QUE CONSTRÓI NARRATIVAS

SOBRE EPISÓDIOS SIGNIFICATIVOS DAS

VIDAS DE ESTUDANTES DO PROEJA NO

IFSUL/CÂMPUS SAPUCAIA DO SUL

Suzana Trevisan

1

Palavras-chave:

Narrativa. Episódios de vida. Estudantes.

PROEJA. Valorização.

INTRODUÇÃO

O projeto

Histórias que Merecem ser Contadas

é uma

iniciativa desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa e Li-

teratura com as turmas do quarto semestre do Curso Técnico

em Administração- modalidade Proeja, no Instituto Federal

de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, câm-

pus Sapucaia do Sul/RS, e o presente texto pretende fazer

um relato desta prática educativa. Através da construção de

uma narrativa sobre um episódio significativo de suas vidas,

os/as estudantes constroem textos que são reunidos em um

livro, lançado e distribuído gratuitamente para a comunida-

de escolar, familiares e amigos/as no final de cada semestre.

Para que o/a leitor/a compreenda o surgimento des-

te projeto, permito-me contar um pouco de minha história

como professora da Educação de Jovens e Adultos. Quando

iniciei minha carreira docente no IFSul, câmpus Sapucaia do

Sul, carregava comigo a experiência profissional de educa-

dora de diferentes níveis de ensino (sempre lecionando a

disciplina de Língua Inglesa). Então, no início do segundo

semestre de 2013, fui designada a trabalhar com duas pers-

pectivas inéditas na minha trajetória: a Língua Portuguesa

1

Professora de Línguas Portuguesa e Inglesa do Instituto Federal de Edu-

cação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Sapucaia do

Sul.

suzanatrevisan@sapucaia.ifsul.edu.br