342
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
certo que supera o ingênuo tem que ser produzido
pelo próprio aprendiz em comunhão com o profes-
sor formador. (FREIRE, 1996, p. 42-43).
Nessa perspectiva, o envolvimento de professores e
estudantes dos cursos de licenciatura nas ações de monito-
ria e no grupo de estudos, visa fortalecer e valorizar o diá-
logo, oportunizando experiências dialógicas aos docentes
e aos estudantes do
Campus
Sertão. Trata-se também de
um conjunto de ações que buscam valorizar o papel que os
cursos de licenciatura podem assumir no âmbito do Institu-
to agregando a isso o protagonismo dos estudantes desses
cursos. Portanto, nem a monitoria acadêmica e nem o grupo
de estudos encerram em si mesmos, mas se retroalimentam.
Nessa estratégia pedagógica, há outros três elemen-
tos: a) corporificação da palavra pelo exemplo (FREIRE, 1996).
Com isso quer-se dizer que para além do discurso sobre a
reflexão crítica da prática são necessárias ações sistemáticas
e organizadas que oportunizem tal finalidade; b) o diálogo
compreendido como fenômeno humano e que por isso é
constituído de ação e reflexão, portanto não está reduzido
a simples conversação (FREIRE, 2005); c) convicção de que a
mudança é possível, o “mundo não é. O mundo está sendo”
(FREIRE, 1996). Nesse último item o programa tem estreita
ligação com a concepção de educação manifestada no Pro-
jeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFRS.
O IFRS entende a educação como um processo com-
plexo e dialético, uma prática contra-hegemônica que en-
volve a transformação humana na direção do seu desen-
volvimento pleno. Além disso, deve ter um caráter não
dogmático, de modo a que os sujeitos se auto-identifiquem
do ponto de vista histórico. Cabe observar que as ações do
programa buscam fortalecer as políticas de ações afirmati-
vas decorrentes dessa concepção de educação, bem como
problematizar questões do trabalho pedagógico que expo-
nham e permitam problematizar as contradições.
No programa proposto, a monitoria acadêmica está
articulada com o grupo de estudos, tendo o(s) estudante(s)