XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
las familiares, especialmente, com as mulheres e os jovens
rurais.
Agricultores familiares, mulheres e jovens demons-
tram sentirem-se valorizados durante o debate construído
conhecimento, no qual expressam seus anseios e angustias
em relação ao trabalho e a vida no campo, as dificuldades
em acessar a terra e manter-se nela, assim como a impor-
tância da capacitação do homem e da mulher do campo,
hajas vistas a necessidade de um futuro promissor da agri-
cultura familiar.
Finalizamos esse texto, apontando: i) o acesso a ter-
ra como elemento primordial para que a família do campo
tenha seu espaço de vida e de possibilidade de construção
social; ii) educação do campo voltada a realidade, pautada
nas pedagogias de Paulo Freire, em que a realidade de vida,
seja um instrumento de estudo, de reflexão e esta por sua
vez seja a perspectiva de dias melhores aos moradores do
campo e da cidade; iii) a formação superior precisa invadir
o campo, precisa oportunizar aos agricultores e agricultoras
conhecimentos científicos, mas vinculados ao campo, a forma
de vida do campo, a estudos e mecanismos que valorizem o
sujeitos do campo, como sujeito pensante e capaz de solucio-
nar problemas do campo; iv) a necessidade de uma educação
continuada no campo, com vistas a realidade do campo, aos
anseios do campo e principalmente a sucessão do campo; v
por fim desenvolvimento de sistemas de produção voltados
a produção orgânica e agroecológica, sistemas de produção
de alimento limpos e justos e isso nos parece possível se for
pensado e construído com os agentes do campo, com os in-
teressados que vivem no campo e a eles é necessários vincu-
lar uma educação que possibilite essa trajetória de vida social
REFERÊNCIAS
CHARTIER, Daniel.
À L’aude des formations par alternance
.
Paris: UNMFREO, 2003
DA ROS, C. A. O processo de implementação do programa
o Banco da Terra no Rio Grande do Sul: uma leitura