Table of Contents Table of Contents
Previous Page  333 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 333 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

333

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

las familiares, especialmente, com as mulheres e os jovens

rurais.

Agricultores familiares, mulheres e jovens demons-

tram sentirem-se valorizados durante o debate construído

conhecimento, no qual expressam seus anseios e angustias

em relação ao trabalho e a vida no campo, as dificuldades

em acessar a terra e manter-se nela, assim como a impor-

tância da capacitação do homem e da mulher do campo,

hajas vistas a necessidade de um futuro promissor da agri-

cultura familiar.

Finalizamos esse texto, apontando: i) o acesso a ter-

ra como elemento primordial para que a família do campo

tenha seu espaço de vida e de possibilidade de construção

social; ii) educação do campo voltada a realidade, pautada

nas pedagogias de Paulo Freire, em que a realidade de vida,

seja um instrumento de estudo, de reflexão e esta por sua

vez seja a perspectiva de dias melhores aos moradores do

campo e da cidade; iii) a formação superior precisa invadir

o campo, precisa oportunizar aos agricultores e agricultoras

conhecimentos científicos, mas vinculados ao campo, a forma

de vida do campo, a estudos e mecanismos que valorizem o

sujeitos do campo, como sujeito pensante e capaz de solucio-

nar problemas do campo; iv) a necessidade de uma educação

continuada no campo, com vistas a realidade do campo, aos

anseios do campo e principalmente a sucessão do campo; v

por fim desenvolvimento de sistemas de produção voltados

a produção orgânica e agroecológica, sistemas de produção

de alimento limpos e justos e isso nos parece possível se for

pensado e construído com os agentes do campo, com os in-

teressados que vivem no campo e a eles é necessários vincu-

lar uma educação que possibilite essa trajetória de vida social

REFERÊNCIAS

CHARTIER, Daniel.

À L’aude des formations par alternance

.

Paris: UNMFREO, 2003

DA ROS, C. A. O processo de implementação do programa

o Banco da Terra no Rio Grande do Sul: uma leitura