Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2021 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2021 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2021

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

DIÁLOGOS POSSÍVEIS: DA

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO

FREIRE À TECNOLOGIA DIGITAL

Tatiana Araujo de Lima

1

Palavras-chave

: art game. tecnologia digital. educação.

paulo freire.

Carta pedagógica

Vivemos em ampla e complexa realidade sócio-cultu-

ral-econômica, em que a presença de tecnologias digitais e

seu uso cada vez mais disseminado, têm feito parte da vida

de mais pessoas no planeta, a cada dia; modificando e trans-

formado diferentes realidades, transmutando situações e ul-

trapassando obstáculos, todos rumo ao alcance de novas

formas de relacionar-se com o mundo, com as pessoas, com

o conhecimento e com a produção de saberes. Desta for-

ma, diferentes perspectivas abrem-se para todas as áreas de

conhecimento, assim como desafios específicos dessa nova

realidade digital que se delineia nas primeiras duas décadas

do século XXI, época em que várias dessas tecnologias têm

atingido um patamar próximo ao ápice de desenvolvimento

tecnológico aliado à disseminação e uso de suas múltiplas

possibilidades.

A Educação se enquadra nas áreas que têm recebido

influência direta dessas tecnologias digitais e suas nuances,

trajetórias e especificidades – de forma que estabelece uma

relação direta pela busca incessante de troca de informações

e compartilhamento de vivências e saberes, num processo de

construção do conhecimento, onde as experiências daqueles

que vivenciam o processo são todo o tempo resignificadas.

Portanto, problematizar aspectos relacionados à Edu-

cação, à inteligência coletiva contextualizada na obra de

1

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Programa de Pós-Gra-

duação em Educação, Mestrado em Educação, Bolsa CAPES / Taxas Proex,

email:tatypsico@terra.com.br