XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2021
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
DIÁLOGOS POSSÍVEIS: DA
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO
FREIRE À TECNOLOGIA DIGITAL
Tatiana Araujo de Lima
1
Palavras-chave
: art game. tecnologia digital. educação.
paulo freire.
Carta pedagógica
Vivemos em ampla e complexa realidade sócio-cultu-
ral-econômica, em que a presença de tecnologias digitais e
seu uso cada vez mais disseminado, têm feito parte da vida
de mais pessoas no planeta, a cada dia; modificando e trans-
formado diferentes realidades, transmutando situações e ul-
trapassando obstáculos, todos rumo ao alcance de novas
formas de relacionar-se com o mundo, com as pessoas, com
o conhecimento e com a produção de saberes. Desta for-
ma, diferentes perspectivas abrem-se para todas as áreas de
conhecimento, assim como desafios específicos dessa nova
realidade digital que se delineia nas primeiras duas décadas
do século XXI, época em que várias dessas tecnologias têm
atingido um patamar próximo ao ápice de desenvolvimento
tecnológico aliado à disseminação e uso de suas múltiplas
possibilidades.
A Educação se enquadra nas áreas que têm recebido
influência direta dessas tecnologias digitais e suas nuances,
trajetórias e especificidades – de forma que estabelece uma
relação direta pela busca incessante de troca de informações
e compartilhamento de vivências e saberes, num processo de
construção do conhecimento, onde as experiências daqueles
que vivenciam o processo são todo o tempo resignificadas.
Portanto, problematizar aspectos relacionados à Edu-
cação, à inteligência coletiva contextualizada na obra de
1
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Programa de Pós-Gra-
duação em Educação, Mestrado em Educação, Bolsa CAPES / Taxas Proex,
email:tatypsico@terra.com.br