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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2023

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

assim, pois já beiramos a duas décadas, que poderíamos di-

zer, influenciadas pelo digital e suas nuances.

Das demandas trazidas pelo digital, estão o desafio

de aprender e ensinar em um contexto híbrido, as autoras

Schlemmer e Backes (2013, 2015a 2015b) trazem em profun-

didade, aspectos significativos relacionados aos ambientes

digitais híbridos e multimodais, aliados a suas perspectivas

pervasivas e conetivas – o que torna o digital bastante fértil

para a imersão e a interatividade. Tais questões relevantes e

bastante contemporâneas trazem em seu bojo discussões

que contextualizam o processo de aprendizagem, em que

a mediação pedagógica surge como dialógica resignificada

ao longo do processo instaurado por professores e alunos.

Contudo, têm-se como foco principal por meio deste

trabalho, vir a contextualizar o tema da educação, dos pro-

cessos, das relações que se estabelecem no campo do en-

sino-aprendizagem, considerando-se o digital, mas também

pretendendo contextualmente ir além dele. como também

frisar e celebrar a oportunidade desse evento, que os estudos

de Paulo Freire, a complexidade de sua obra e toda sua im-

portância, trazem em forma de significado e inspiração ímpar.

Ao contemplar a grandiosidade e atualidade das

obras de Paulo Freire, escolho debruçar-me na Pedagogia

da Autonomia, na medida em que Freire (2002) a reflexão de

“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina

ao aprender.” Simples, mas profunda e complexa, celebra

o processo de ensino-aprendizagem em que no seu bojo

o fato de que ensinar não é

transferir conhecimento,

mas

criar as possibilidades para a sua produção e construção.

É imprescindível e bastante atual, as frases que permeiam

a obra de Freire (2002) em que ensinar: exige respeito à

autonomia do ser educando; exige reflexão crítica sobre a

prática; exige humildade, tolerância e luta em defesa dos

direitos dos educandos; exige alegria e esperança; exige

curiosidade; exige querer bem aos educandos; exige saber

escutar; exige comprometimento; exige reconhecimento

de que a mudança é possível; exige estética e ética; exige o