XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2023
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
assim, pois já beiramos a duas décadas, que poderíamos di-
zer, influenciadas pelo digital e suas nuances.
Das demandas trazidas pelo digital, estão o desafio
de aprender e ensinar em um contexto híbrido, as autoras
Schlemmer e Backes (2013, 2015a 2015b) trazem em profun-
didade, aspectos significativos relacionados aos ambientes
digitais híbridos e multimodais, aliados a suas perspectivas
pervasivas e conetivas – o que torna o digital bastante fértil
para a imersão e a interatividade. Tais questões relevantes e
bastante contemporâneas trazem em seu bojo discussões
que contextualizam o processo de aprendizagem, em que
a mediação pedagógica surge como dialógica resignificada
ao longo do processo instaurado por professores e alunos.
Contudo, têm-se como foco principal por meio deste
trabalho, vir a contextualizar o tema da educação, dos pro-
cessos, das relações que se estabelecem no campo do en-
sino-aprendizagem, considerando-se o digital, mas também
pretendendo contextualmente ir além dele. como também
frisar e celebrar a oportunidade desse evento, que os estudos
de Paulo Freire, a complexidade de sua obra e toda sua im-
portância, trazem em forma de significado e inspiração ímpar.
Ao contemplar a grandiosidade e atualidade das
obras de Paulo Freire, escolho debruçar-me na Pedagogia
da Autonomia, na medida em que Freire (2002) a reflexão de
“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina
ao aprender.” Simples, mas profunda e complexa, celebra
o processo de ensino-aprendizagem em que no seu bojo
o fato de que ensinar não é
transferir conhecimento,
mas
criar as possibilidades para a sua produção e construção.
É imprescindível e bastante atual, as frases que permeiam
a obra de Freire (2002) em que ensinar: exige respeito à
autonomia do ser educando; exige reflexão crítica sobre a
prática; exige humildade, tolerância e luta em defesa dos
direitos dos educandos; exige alegria e esperança; exige
curiosidade; exige querer bem aos educandos; exige saber
escutar; exige comprometimento; exige reconhecimento
de que a mudança é possível; exige estética e ética; exige o