2018
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Construir um ambiente de ensino-aprendizagem favo-
rável ao crescimento das educandas e dos educandos parte
por uma análise inicial do cenário no qual esses sujeitos se
encontram. Apesar das tecnologias digitais serem constan-
temente apropriadas no cotidiano desses sujeitos, entre elas
o uso do smartphone e das redes sociais, pouco se constrói
um ambiente que venha refletir e tais propostas de apro-
priação dessas tecnologias no ambiente de sala de aula.
Uma parte dessa negação ao uso do
smartphone
para fins
pedagógicos é pelo fato dele encontrar-se na maior parte
das vezes associado ao entretinimento, à “curtição” e não à
educação. Devemos refletir sobre esse processo de intera-
ção e aos poucos instrumentalizar não somente as educan-
das e os educandos, mas também as instituições que ainda
possuem um pensamento retrógrado ao uso dos artefatos
digitais, vistos como entretenimento, mas como propostas
educacionais.
A outra associação que podemos fazer ainda perma-
nece na construção e olhar das educadoras e dos educa-
dores em utilizarem as tecnologias digitais em sala de aula.
Quando construímos a proposta da disciplina, pensamos
em instrumentalizar nossos alunos com as diferentes tec-
nologias. Mas, sempre considerando e primando para a fi-
gura da educadora e do educador, na qual possui um papel
importante na formação dos sujeitos. No entanto, recaímos
na esfera da capacitação e sensibilização das educandas e
educandos diante do uso das tecnologias em sala de aula.
Mais que instrumentalizar esses sujeitos devemos sensi-
bilizá-los, mostrar que as tecnologias fazem parte desse
processo de troca de saberes e que muitas vezes, seus fu-
turos educandos saberão lidar e utilizar das tecnologias
mais que nós. Nesta disciplina, ao mesmo tempo que li-
damos com a instrumentalização, tivemos que lidar com a
“frustração” das educandas e dos educandos que devemos
estar sempre dispostos a construir um cenário educativo