XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2019
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
levando em consideração o local do sujeito e suas necessi-
dades de aprendizado.
REFERÊNCIAS
BRASIL. MEC. Ministério da Educação. Conselho Nacio-
nal de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2,
de 1º de julho de 2015. Disponível para acesso em :
<http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_ cp_02_03072015.pdf>Acesso em: 08. abr. 2018
CASTELLS, Manuel.
A Era da Informação:
economia, socie-
dade e cultura, vol. 3. São Paulo: Paz e terra, 1999.
CESURG.
Projeto Pedagógico de Curso de Pedagogia
.
2017.
CORTELLA, Mário Sérgio.
Educação, Escola e Docência:
No-
vos Tempos, Nova Atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia:
saberes necessá-
rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
______.
À sombra desta mangueira.
11ª ed. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 2013.
LEMOS, André. Comunicação e práticas sociais no espaço
urbano: as características dos Dispositivos Híbridos
Móveis de Conexão Multiredes. In:
Comunicação, mí-
dia e consumo
, vol.4, n.10, p.38. São Paulo: 2007.
LOTMAN, I. M.
La se miosfera I
: semiótica de la cultura y del
texto. Tradução de Desiderio Navarro. Valência: Fróne-
sis Cátedra, 1996.
SOARES. Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de
mediações. In:
Comunicação & Educação
. São Paulo,
(19), set./ dez. 2000, pp. 12 a 24.
SILVERSTONE, Roger.
Por que estudar a Mídia?
São Paulo:
Edições Loyola, 2002.
______. Domesticando a domesticação. Reflexões sobre a
vida de um conceito. In:
Revista Media & Jornalismo
.
nº 16 - Domesticações na Era dos Self Media. Revista
|Journal: N.16, Vol.9, N.1 – Primavera/Verão 2010.