Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2017 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2017 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2017

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

presença de alguns textos constantes e, em segundo lugar,

pela unidade dos códigos ou por sua invariância ou pelo

caráter ininterrupto e regular de sua transformação” (LOT-

MAN, 1996, p. 157).

A experiência de observação e construção do olhar

desses sujeitos a partir do campo foi compartilhada com os

demais colegas em sala de aula. Alguns alunos sensibiliza-

dos ao contemplar a paisagem local construíram relatos a

partir de recortes de jornais e fotografias antigas do local.

Nesta perspectiva, levamos em consideração a ideia propos-

ta por Silverstone (2002) que as comunidades sempre estão

em movimentação. Elas são frutos das vivências de os su-

jeitos que as habitam. Na experiência de Sarandi, podemos

ressaltar que a partir das palavras do autor que “sonhamos

com uma vida com os outros; com a segurança de lugar,

familiaridade e cuidado. [...] A comunidade, portanto, é uma

versão do lar. Mas é pública, não privada” (SILVERSTONE,

2002, p.182). Em uma sociedade capitalista, com diferentes

problemas sociais, tal construção de comunidade descrita

por Roger Silverstone é possível em cidades pequenas, que

ainda habita em seu cerne a empatia e a construção de laços

duradouros entre os vizinhos.

Fotografia 2 Fotografias da Gruta de Nossa Senhora de

Lurdes captada pela educanda Giulia Ambrosio

Fonte: Giulia Ambrosio / Disciplina Comunicação,

Educação e Tecnologias, 2017/2.