XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2017
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
presença de alguns textos constantes e, em segundo lugar,
pela unidade dos códigos ou por sua invariância ou pelo
caráter ininterrupto e regular de sua transformação” (LOT-
MAN, 1996, p. 157).
A experiência de observação e construção do olhar
desses sujeitos a partir do campo foi compartilhada com os
demais colegas em sala de aula. Alguns alunos sensibiliza-
dos ao contemplar a paisagem local construíram relatos a
partir de recortes de jornais e fotografias antigas do local.
Nesta perspectiva, levamos em consideração a ideia propos-
ta por Silverstone (2002) que as comunidades sempre estão
em movimentação. Elas são frutos das vivências de os su-
jeitos que as habitam. Na experiência de Sarandi, podemos
ressaltar que a partir das palavras do autor que “sonhamos
com uma vida com os outros; com a segurança de lugar,
familiaridade e cuidado. [...] A comunidade, portanto, é uma
versão do lar. Mas é pública, não privada” (SILVERSTONE,
2002, p.182). Em uma sociedade capitalista, com diferentes
problemas sociais, tal construção de comunidade descrita
por Roger Silverstone é possível em cidades pequenas, que
ainda habita em seu cerne a empatia e a construção de laços
duradouros entre os vizinhos.
Fotografia 2 Fotografias da Gruta de Nossa Senhora de
Lurdes captada pela educanda Giulia Ambrosio
Fonte: Giulia Ambrosio / Disciplina Comunicação,
Educação e Tecnologias, 2017/2.