XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2015
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
pelos educadores para fins do ensino/ aprendizado. Uma
destas tecnologias é o smartphone, objeto que potencializa
a comunicação e que permite que os educandos utilizem
suas diversas funcionalidades em prol da educação media-
da pelos olhares que constroem de seus cotidianos. Lemos
(2007) nos apresenta os telefones celulares como “Disposi-
tivo Híbrido Móvel de Conexão Multirredes” (2007, p. 25),
isso pelo fato que o autor nos faz refletir sobre as múltiplas
conexões possíveis a partir desse dispositivo. Nas palavras
do autor o celular é:
um Dispositivo (um artefato, uma tecnologia de co-
municação); Híbrido, já que congrega funções de
telefone, computador, máquina fotográfica, câmera
de vídeo, processador de texto, GPS, entre outras;
Móvel, isto é, portátil e conectado em mobilidade
funcionando por redes sem fio digitais, ou seja,
de Conexão; e Multirredes, já que pode empregar
diversas redes, como: Bluetooth e infravermelho,
para conexões de curto alcance entre outros dis-
positivos; celular, para as diversas possibilidades de
troca de informações; internet (Wi-Fi ou Wi-Max) e
redes de satélites para uso como dispositivo GPS.
(LEMOS, 2007, p. 25).
Nessas circunstâncias podemos utilizar deste recurso
para fins pedagógicos. Um exemplo disto foi descrito por
Tondo (2016) como uma proposta educomunicativa, na
qual o smartphone pode ser apropriado para construção
do olhar dos educandos sobre suas comunidades e demais
espaços no qual circulam. Tendo como proposta e continua-
ção desse diálogo entre fotografia e ambiente comunitário
foi proposto para as educandas e os educandos do curso de
Pedagogia uma oficina de noções de captação de imagens e
técnicas com o produtor audiovisual e fotógrafo Thayan Lis-
boa. Nesta oficina os estudantes tiveram a oportunidade de
aprenderem de forma prática os fundamentos de ângulos,
luz e posicionamento do sujeito na captação das imagens.
Essa oficina tem como base a nova resolução nº 2 de 2015