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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2015

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

pelos educadores para fins do ensino/ aprendizado. Uma

destas tecnologias é o smartphone, objeto que potencializa

a comunicação e que permite que os educandos utilizem

suas diversas funcionalidades em prol da educação media-

da pelos olhares que constroem de seus cotidianos. Lemos

(2007) nos apresenta os telefones celulares como “Disposi-

tivo Híbrido Móvel de Conexão Multirredes” (2007, p. 25),

isso pelo fato que o autor nos faz refletir sobre as múltiplas

conexões possíveis a partir desse dispositivo. Nas palavras

do autor o celular é:

um Dispositivo (um artefato, uma tecnologia de co-

municação); Híbrido, já que congrega funções de

telefone, computador, máquina fotográfica, câmera

de vídeo, processador de texto, GPS, entre outras;

Móvel, isto é, portátil e conectado em mobilidade

funcionando por redes sem fio digitais, ou seja,

de Conexão; e Multirredes, já que pode empregar

diversas redes, como: Bluetooth e infravermelho,

para conexões de curto alcance entre outros dis-

positivos; celular, para as diversas possibilidades de

troca de informações; internet (Wi-Fi ou Wi-Max) e

redes de satélites para uso como dispositivo GPS.

(LEMOS, 2007, p. 25).

Nessas circunstâncias podemos utilizar deste recurso

para fins pedagógicos. Um exemplo disto foi descrito por

Tondo (2016) como uma proposta educomunicativa, na

qual o smartphone pode ser apropriado para construção

do olhar dos educandos sobre suas comunidades e demais

espaços no qual circulam. Tendo como proposta e continua-

ção desse diálogo entre fotografia e ambiente comunitário

foi proposto para as educandas e os educandos do curso de

Pedagogia uma oficina de noções de captação de imagens e

técnicas com o produtor audiovisual e fotógrafo Thayan Lis-

boa. Nesta oficina os estudantes tiveram a oportunidade de

aprenderem de forma prática os fundamentos de ângulos,

luz e posicionamento do sujeito na captação das imagens.

Essa oficina tem como base a nova resolução nº 2 de 2015