XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2011
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
guirão ter êxito em seu trabalho se o desenvolver de ma-
neira individualista e solitária; se não puder articular os di-
ferentes instrumentos científicos e tecnológicos produzidos
na atualidade e os agentes educativos que fazem parte da
vida escolar das crianças, jovens e adultos, potencializando
a aprendizagem dos estudantes a partir do envolvimento de
toda a comunidade e entorno escolar.
O PERFIL DOS GRADUANDOS EM PEDAGOGIA
Tradicionalmente o curso de licenciatura em Pedago-
gia é percebido pela maioria da população como um curso
ligado exclusivamente à educação das séries iniciais do en-
sino fundamental. No entanto, as transformações ocorridas
na sociedade, fizeram com que o curso de Pedagogia abran-
gesse mais e encontrou diferentes ambientes nos quais o
profissional pode executar a tarefa de construir uma dinâmi-
ca voltada para o ensino-aprendizagem de múltiplas habi-
lidades. No Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia do
CESURG está, dentre as habilidades e competências a serem
desenvolvidas na futura pedagoga/ pedagogo: participar
de proposição da elaboração e implementação de projetos
educativos que contemplem a diversidade e as inter-rela-
ções das distintas esferas do social: cultura, ética, estética,
científica e tecnológica; e mobilizar e integrar conhecimen-
tos, capacidades e tecnologias para intervir em situações
pedagógicas concretas. Habilidades estas que exigem a
motivação e o desenvolvimento de tarefas que garantam a
destreza e a competência de um trabalho integrado e de
qualidade, utilizando as tecnologias.
Freire aponta a curiosidade como um dos saberes
necessários à prática docente e ressalta como a experiên-
cia afeta a formação e aprofunda a construção de conheci-
mentos. “O exercício da curiosidade a faz mais criticamente
curiosa, mais metodicamente “perseguidora” do seu obje-
to” (FREIRE, 2011, p. 84). Com ele também dialoga Cortella
(2014), quando afirma que do educador não se pode esperar
uma postura passiva ou indiferente diante dos avanços das