2010
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
trumentalizar as educandas e os educandos nos processos
tecnológicos e como esses podem melhorar os processos de
construção da formação inicial docente. A Pedagogia, vista
como objeto de estudo da ciência da educação, necessita
pensar a formação do pedagogo e de sua identidade pro-
fissional com base nas pedagogias emergentes, dentre elas,
a que compreende o pedagogo na visão das pedagogias
contemporâneas: visão de atuação e articulação com dina-
micidade, encantamento e cooperação entre as disciplinas e
entre os contextos possíveis à profissão.
Para o Curso de Pedagogia do CESURG, a disciplina de
Comunicação, Educação e Tecnologias justifica-se pela pro-
posta de trabalho dinâmica e contextualizada que fornece
suporte para uma compreensão geral e holística do mun-
do contemporâneo, globalizado e tecnológico, contribuin-
do para a construção de habilidades necessárias não ape-
nas durante o curso, mas também nos contextos práticos
da profissão e das perspectivas de atuação no mercado de
trabalho. A proposta é que a disciplina contribua com a for-
mação docente pautada no desenvolvimento na concepção
de uma Pedagogia do Movimento, propondo desafios e um
modo de encarar as tecnologias como aliadas no processo
de ensino-aprendizagem.
Nossa compreensão é de que a docência hoje está
diante de novos desafios. No contexto atual, da chamada
“sociedade da informação” (CASTELLS, 1999), a garantia da
aprendizagem dos saberes necessários ao educador atual
torna-se ainda mais necessária a todos nós, para poder-
mos circular, atuar e intervir no mundo. Ao mesmo tempo,
a incorporação de diferentes conhecimentos, originários do
mundo tecnológico e de diferentes culturas e modos de ser,
faz-se necessária para o alargamento da compreensão de
mundo e para a viabilidade de uma sociedade mais igua-
litária e democrática. Diante desse novo panorama social,
a docência precisa ser pensada na articulação com outros
atores sociais que compõem a vida da escola e da comu-
nidade. As educadoras/ os educadores dificilmente conse-